Familiares de alunos do Câmpus Palhoça Bilíngue recebem orientações sobre atividade física, estilo de vida e saúde

21. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Matérias

saude_palhoca2Os alunos do curso técnico integrado em Comunicação Visual receberam os familiares no Câmpus Palhoça Bilíngue para palestras, ministradas por eles próprios, que abordaram a importância da atividade física, o estilo de vida e a saúde. A atividade faz parte da disciplina de Educação Física, ministrada pela professora Carmem Cristina Beck.

A ideia surgiu dos próprios estudantes a partir de reflexões sobre atividade física e estilo de vida. As três turmas envolvidas foram divididas em quatro grupos, os quais tiveram que realizar pesquisas prévias para conhecimento e aprofundamento dos temas propostos, integrando ainda os conteúdos de outras disciplinas do curso relacionadas à questão visual do material apresentado nas palestras.

Um orador de cada grupo foi escolhido para fazer a exposição, que terminou com dicas de atividades físicas, comportamento preventivo, controle do estresse, entre outros. Além disso, um bate papo sobre Alimentação Saudável, com a nutricionista Vanessa Fernandes Davies, doutoranda em Saúde Coletiva, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fez parte da preparação dos estudantes.

Os familiares aproveitaram a oportunidade para destacar a importância de eventos desta natureza. “Achei de suma importância integrar família e escola. É preciso fazer mais atividades como essa para que outros assuntos sejam abordados”, relatou Tatiane Duarte de Almeida, mãe da estudante Ana Beatriz de Oliveira. Ao final do evento os participantes foram convidados a degustar uma salada de fruta, preparada pelos próprios alunos.

saude_palhocaSegundo a professora Carmem, o objetivo da atividade foi “compartilhar com os familiares os conhecimentos construídos em sala, aproximar as famílias do ambiente escolar e desmistificar a ideia de que as aulas de educação física devem ser compreendidas apenas como a prática de esportes”, declarou a professora.

Para os estudantes a atividade foi enriquecedora. “Aprendi bastante coisa nas aulas de Educação Física. Porque pra mim Educação Física era só jogar bola. Com essa prática mudei a minha alimentação, pois antes eu comia muita fritura e agora eu aprendi a comer de maneira mais saudável”, constatou Geovana Seemann, aluna do curso.

Duas edições já foram realizadas nos dias 17 e 18 de novembro, envolvendo aproximadamente 50 participantes. O próximo grupo deverá ser recebido no dia 4 de dezembro, às 19 horas.

Tags: ,