Palestra no Câmpus Lages aborda novas oportunidades em Agronegócio

26. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

palestra-lagesNa última quinta-feira (20), os alunos do módulo I do curso técnico em Agronegócio do Câmpus Lages assistiram à palestra “Oportunidades Mercadológicas do Agronegócio na Serra Catarinense”, proferida pelo tecnólogo em agropecuária e consultor agroflorestal Fábio Júnior Nunes.

A atividade, promovida na disciplina Associativismo e Cooperativismo, tinha o objetivo não só de destacar a importância dessas modalidades que dão nome à unidade curricular, mas também mostrar aos alunos as principais empresas do setor agroindustrial da região e quais nichos de mercado podem ser explorados em oportunidades de negócios.

“O crescimento da produção de grãos e o processamento e favorecimento dos materiais produzidos aqui, não só a agricultura, como também a madeira e a bovinocultura. Tentei passar aos alunos como agregar valor a produtos, como a madeira de reflorestamento e o uso da genética na pecuária. Além de mostrar novos mercados, como a vitivinicultura, em plena ascensão na região, e a importância de trabalhar em conjunto”, explica Fábio. “Enfim, dar uma ideia do que eles podem fazer depois de formados, onde atuar e quais as possibilidades podem ser criadas”, finaliza.

O professor da disciplina, Alexandre Zammar, destaca a importância desse tipo de atividade na formação dos alunos, pois em sala eles têm uma visão teórica do assunto, deixando-os com uma visão muito ampla. “Com a palestra, eles podem ver a parte prática da ideia do agronegócio. Tiveram noção de como o produtor associado e cooperado pode ter vantagens em negociar melhores preços de custeio com frete, por exemplo. Isso gera um aumento na produtividade”, esclarece.

Opinião compartilhada pelo aluno Eduardo de Liz. Para ele, “a palestra foi produtiva em todos os pontos. Interessei-me, em especial, pela parte do cooperativismo, pois dá mais autonomia e incentivo ao produtor.”, disse Eduardo de Liz, que pretende atuar no ramo de agropecuárias.

Tags: ,