Vestibular 2015.1 será realizado neste domingo

26. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias

vestibularO vestibular para os cursos de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) será realizado neste domingo, dia 30 de novembro. Em todo o Estado, 3.903 candidatos disputam uma das 460 vagas em 25 cursos. As provas serão aplicadas em dez municípios: Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São José, São Miguel do Oeste e Urupema.

O vestibular do IFSC é composto por duas provas objetivas, com duração máxima de quatro horas cada, com questões de proposições múltiplas e uma Redação em Língua Portuguesa. A primeira prova será realizada no período matutino, a partir das 8h, e será composta por 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; cinco questões de Inglês ou Espanhol; oito questões de Matemática; e uma Redação. Já a segunda prova inicia às 14h e abordará temas de Física, Química, Biologia, História e Geografia (seis questões de cada). Para classificação no processo seletivo, é obrigatória a realização das duas provas.

As provas serão compostas por questões de proposições múltiplas que deverão conter no máximo seis proposições identificadas pelos números 01, 02, 04, 08, 16 e 32, das quais pelos menos uma será verdadeira. A resposta será a soma dos números correspondentes às proposições verdadeiras e será um número compreendido entre 01 e 63, incluindo esses valores.

Dicas aos candidatos

Todos os candidatos devem conferir com antecedência seu local de prova, disponível na página de acompanhamento de inscrição (clique em “Já me inscrevi” e preencha os dados solicitados). Em algumas cidades, haverá aplicação de provas em mais de um local. Para quem solicitou atendimento especial para realização da prova, o resultado também já está disponível no Portal do IFSC.

No domingo, os candidatos devem se apresentar no local de prova com 30 minutos de antecedência de seu início, portando documento original com foto e caneta azul ou preta. Não é necessário levar nenhum tipo de confirmação de inscrição. O candidato que chegar após o fechamento dos portões ou não apresentar documento original com foto não poderá realizar a prova.

No local de prova, é proibida a consulta a qualquer material e também o uso de calculadoras, celulares, relógio, boné, óculos escuros ou qualquer outro tipo de recurso eletrônico, exceto mediante atestado médico.

Os gabaritos preliminares e as provas aplicadas serão divulgados a partir das 19h do dia 30 de novembro, no Portal do IFSC. A lista dos candidatos aprovados em primeira chamada sai no dia 15 de dezembro.

Cursos mais concorridos

Entre os cursos de graduação que o IFSC oferta para início de 2015.1, o mais concorrido é o curso superior de tecnologia em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente, com 43.90 candidatos por vaga. O segundo e o terceiro cursos mais concorridos são do Câmpus Florianópolis: Gestão da Tecnologia da Informação, com 40.83; e Engenharia Elétrica, com 38.40. Para conferir a relação candidato/vaga de todos os cursos, inclusive para os inscritos pelo sistema de cotas, clique aqui.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.