Encontro reunirá coordenadores Pronatec na próxima semana

28. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Governo Federal, Matérias

Inicia na manhã desta segunda-feira, 1º de dezembro, e prossegue na terça, o terceiro encontro de coordenadores do Pronatec/IFSC. O encontro deverá reunir cerca de 50 pessoas, entre coordenadores e representantes pedagógicos dos 22 câmpus do IFSC no estado, com abertura às 9 horas no auditório da Guarda Municipal de Florianópolis. A reitora Maria Clara Kaschny Schneider e a pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas, participam de dois momentos da reunião, que tem por objetivo verificar o panorama de execução do Pronatec nos seus três anos de execução IFSC e traçar estratégias para enfrentar os desafios de 2015. Na noite de segunda-feira, dia 1º/12, a coordenação-geral organizou um jantar de integração, por adesão.

Qualificar a oferta em relação a permanência e êxito dos matriculados nos cursos é um dos desafios apontados pelo coordenador-geral do Pronatec no IFSC, André Dala Possa. Ele afirma que é preciso melhorar os indicadores nestes quesitos e incrementar formas de inserção dos formandos ao mundo do trabalho e retorno aos estudos. Ao mesmo tempo, serão debatidas questões relativas à institucionalização dos processos, como a necessidade de descentralização de alguns deles. O coordenador apontou como desafio institucional encontrar estratégias para que o aluno inscrito nos cursos de Formação Inicial ou Continuada (FIC) possam se tornar também alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por exemplo.

Dala Possa também propõe a intensificação do diálogo entre os órgãos e instituições demandantes de cursos e a rede, para que a oferta de vagas não fique restrita ao Pronatec, mas entre no planejamento de atendimento pela oferta do Departamento de Ingresso do IFSC (Deing), possibilitando também cursos de outras modalidades, conforme solicitações de vários municípios. “Estamos formando GTs para atualização da Instrução Normativa 06/2012 e criação de um comitê gestor envolvendo demandantes e ofertantes. O Pronatec tem intensificado a relação com municípios, secretarias estaduais e ministérios. Nestas frentes é possível perceber que ainda existem muitas dúvidas sobre a formação técnica, o trabalho do IFSC e o funcionamento dos programas, tanto de ensino quanto de extensão”, avalia.

Para conferir a programação do encontro, clique aqui.

Tags: