Grupo de dança da Apae estreia figurino produzido por alunos e servidores do IFSC

28. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

jar_apae_jaragua_em_danca_1_dO grupo de dança da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jaraguá do Sul estreou, durante o evento Jaraguá em Dança, o figurino criado e confeccionado entre março e novembro deste ano por alunos e servidores das áreas Têxtil e de Moda do Câmpus Jaraguá do Sul. A estreia ocorreu no dia 16 de novembro, no primeiro final de semana do Jaraguá em Dança, com a apresentação 23 bailarinos em três coreografias do grupo. Clique aqui e saiba quais eram os objetivos do projeto.

Para a coordenadora do projeto, Mara Rubia Theis, a conclusão dos figurinos só foi possível devido ao trabalho em equipe dos integrantes. “Foi uma atividade desenvolvida totalmente em conjunto, com cada um contribuindo com seu melhor tanto nas áreas técnica e profissional quanto na convivência e no amor dedicado ao projeto”, relata.

jar_apae_jaragua_em_danca_2_eSegundo Mara, o trabalho com um grupo de dança tão específico como o da Apae também proporcionou crescimento pessoal para todos os envolvidos. “Os bailarinos da Apae nos ensinaram a ser pessoas melhores a cada novo dia, respeitando e aprendendo com a diversidade existente entre as pessoas. Eles têm essa sabedoria e, mesmo com todas dificuldades, mostram que sempre é possível ser feliz”, conta.

Entre as maiores dificuldades do projeto esteve a necessidade de conciliar o tempo disponível dos envolvidos e a necessidade de criatividade para melhor aproveitar a riqueza humana do grupo. “Ao mesmo tempo, a maior vitória foi ver o excelente resultado do processo coletivo de criação”, comemora a coordenadora.

A preocupação com a sustentabilidade também esteve presente no projeto. “Como dependíamos de doações, evitamos o desperdício por meio de um estudo minucioso da quantidade e do tipo de materiais de que precisaríamos para cada figurino – o qual era diferente para cada bailarino”, afirma.

jar_apae_jaragua_em_danca_3_dA estreia realizada no Jaraguá em Dança marcou o início do ano de apresentações do grupo, que utilizará o figurino até novembro de 2015. Clique aqui e confira fotos da estreia.

O projeto desenvolvido em parceria com a Apae está entre os indicados para a final do Prêmio Catarinense Moda Inclusiva, que ocorrerá em dezembro.

Fotos: Carla Pongelli (estudante do 1º semestre do curso técnico em Produção e Design de Moda do Câmpus Jaraguá do Sul)