Atividades em trilhas ecológicas articulam conteúdos trabalhados no Câmpus Palhoça Bilíngue

2. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Matérias

trilhas-palhocaQuatro quilômetros de caminhada foi o percurso percorrido pelos alunos do curso técnico integrado em Comunicação Visual do Câmpus Palhoça Bilíngue, no dia 25 de novembro, nas Trilhas da Pedra do Urubu e da Prainha, na Guarda do Embaú. A atividade foi coordenada pela professora de Educação Físcia, Carmem Cristina Beck, em articulação com outras disciplinas do curso, a fim de articular teoria e prática.

Na disciplina de Português, ministrada pelas professoras Bruna Crescêncio Neves e Roberta Cantarela, o tema que vinha sendo trabalhado em sala de aula era Quinhetismo, que trata-se da denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, quando a cultura europeia foi introduzida no País. Os estudantes tiveram como tarefa elaborar uma “Carta de Descoberta da Guarda do Embaú”, relatando o que foi encontrado nas trilhas, fazendo alusão à Carta de Descobrimento do Brasil, de Pero Vaz de Caminha. Segundo a professora Bruna, “iniciativas como essa são uma oportunidade de ultrapassar as barreiras do espaço da sala de aula e propiciar a socialização dos conteúdos estudados nas diferentes disciplinas”.

trilhas-palhoca2Já na disciplina de Educação Física, além da atividade física desenvolvida em contato com a natureza, que traz vários benefícios à saúde, os alunos monitoraram o número de passos dados no trajeto e efetuaram o cálculo do gasto energético usando um pedômetro, aparelho que preso ao corpo faz o cálculo em quilocalorias, a partir do tamanho da passada e da massa corporal de cada pessoa.

Os alunos aprovaram a atividade. “Apesar de eu ter achado difícil a subida, foi bem legal. O visual, o contato com a natureza e as atividades que nós tivemos que realizar para as disciplinas ajudam na nossa percepção, na questão do português, na consciência ambiental”, relatou Letícia Monteiro Silvany Carminati, aluna surda do curso de Comunicação Visual.