Curso do Cerfead vai incentivar leitura em escolas estaduais

3. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias

Uma cerimônia no auditório Professor Marcos Cardoso Filho, na Reitoria, marcou o lançamento do curso de formação continuada continuada em Leitura e Formação de Leitores, que tem como objetivo incentivar a leitura entre alunos de ensino médio de escolas estaduais da Grande Florianópolis. O evento ocorreu na segunda-feira, dia 1º.

SONY DSCO curso é resultado de uma parceria entre o IFSC e a Gerência Regional de Educação (Gered) da Grande Florianópolis, do governo estadual, e vai ser oferecido por meio do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead). “A ideia é contribuir para a formação de leitores nas escolas de ensino médio”, explica uma das responsáveis pelo projeto, Marizete Bortolanza Spessato, do Cerfead.

Isso vai ocorrer por meio da formação no curso de profissionais chamados orientadores de leitura, que terão 40 horas semanais para dedicar-se a projetos de incentivo à leitura, de acordo com a integradora de Ensino Médio da Gered da Grande Florianópolis, Argiró Colombi. “O curso vai dar formação continuada para os professores lidarem com leitura e produção textual”, diz Argiró.

A iniciativa encaixa-se dentro do programa Ensino Médio Inovador, por meio do qual o governo federal libera recursos para que as escolas reestruturam seus currículos de ensino médio e invistam em atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia. Segundo Argiró, em Santa Catarina a rede estadual de ensino está buscando ações para deixar o aluno mais tempo na escola, com atividades em turnos diferentes daquele em que o estudante tem aulas. Atividades em laboratórios de Línguas, Informática, Ciências Naturais e ligadas a cultura e esporte estão entre essas ações.

O curso oferecido pelo IFSC vai formar orientadores de leitura para 12 escolas estaduais de cinco municípios da Grande Florianópolis: Anitápolis, Biguaçu, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz e São José.