Câmpus Joinville tem aluno com melhor nota de SC na Obmep 2014

4. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Gaspar, Câmpus Joinville, Câmpus São José, Matérias

fernando lapa 23-10-2014 4O aluno Fernando Lapa, do 8º módulo do curso técnico integrado de Eletroeletrônica do Câmpus Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), obteve a melhor pontuação entre os alunos de ensino médio de todo estado de Santa Catarina na Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas (Obmep) 2014. Ele foi o único aluno do IFSC a conquistar a medalha de ouro nesta edição.

Devido aos seus bons resultados em olimpíadas do conhecimento (treze medalhas desde que ingressou no curso técnico integrado), Fernando foi um dos personagens da última campanha do ingresso do IFSC. Além dele, outros cinco alunos levaram medalha de prata e sete estudantes conquistaram medalha de bronze.

Também é do Câmpus Joinville o professor de matemática de ensino médio premiado do estado, Paulo Amaro dos Santos. A data da entrega das medalhas e premiação ainda não foi definida.

Atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e revelar talentos. No teste, foram avaliados o raciocínio lógico e a capacidade de interpretação. A prova da 1ª fase, realizada no dia 27 de maio, foi composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha) e aplicada nas próprias escolas. A prova da 2ª fase aconteceu no dia 13 de setembro, com duração de três horas, e foi composta de seis questões discursivas, nas quais os alunos tiveram de expressar de forma clara os cálculos e o raciocínio empregado.

A correção foi realizada em duas etapas – a primeira, regional, por professores universitários indicados pela coordenação da Olimpíada, e a segunda, nacional, por um grupo de professores supervisionado pelo Comitê de Provas da Obmep. Iniciada em 2005, a Obmep é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Confira abaixo todos os medalhistas do IFSC:

Medalha de Ouro
Fernando Lapa – Câmpus Joinville

Medalhas de Prata
Bruno Visnadi da Luz – Câmpus Florianópolis
Thales Lohn da Silva – Câmpus Florianópolis
Artur Nunes Pires Lopes – Câmpus Florianópolis
Lucas Litter Mentz – Câmpus Joinville
Petterson Matheus de Souza – Câmpus Gaspar

Medalhas de Bronze
Ricardo Goncalves Marques Junior – Câmpus Joinville
Airton Jose Schimtt Junior – Câmpus Florianópolis
Vitalli Streliaev Centeno Kyburz – Câmpus Criciúma
Lucas Schulze – Câmpus Joinville
Alan Zelaquett Hoffmann – Câmpus Joinville
Daniel Mello Konflanz – Câmpus Chapecó
Milena Dominico – Câmpus São José

Para conferir as listas com todos os medalhistas, clique aqui.

Tags: ,