Vestibular do IFSC teve abstenção de 25,4%

4. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias

vestibular_ararangua3No último domingo (30), foi realizado o vestibular para os cursos de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Ao todo, 2.910 candidatos disputaram uma das 450 vagas, todas para início no primeiro semestre de 2015. A prova foram realizadas em onze municípios: Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São José, São Miguel do Oeste e Urupema.

Durante a manhã, os candidatos respondem a questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Inglês ou Espanhol, Matemática, e fizeram uma Redação. No período da tarde, a prova foi composta por questões de Física, Química, Biologia, História e Geografia.

O índice geral de abstenção geral foi de 25,4%. Dos 3.903 candidatos aptos a realizar a prova, 993 compareceram em apenas um período ou não compareceram e foram desclassificados. O local de prova com o índice de abstenção mais alto foi o Centro Tecnológico da UFSC, em Florianópolis, onde 308 candidatos não compareceram (37,4%). Já o local com menor abstenção foi São Miguel do Oeste, com apenas 15 faltantes (16%).

Neste processo seletivo, o IFSC ofereceu seis novos cursos de graduação: superior de tecnologia em Alimentos em dois câmpus, Canoinhas e São Miguel do Oeste; bacharelado em Ciências da Computação em Lages; curso superior de tecnologia em Viticultura e Enologia em Urupema; curso superior de tecnologia em Design de Moda em Araranguá e curso de Engenharia Mecatrônica em Criciúma. Em todos os câmpus, exceto Araranguá, este é o primeiro curso superior ofertado.

Além do vestibular, o IFSC oferece 50% das vagas dos cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em janeiro de 2015, serão disponibilizadas mais 460 vagas via Sisu.

A lista dos candidatos aprovados, tanto para os cursos de graduação quanto para os cursos técnicos, sai dia 15 de dezembro.

 

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.