Aluno do Câmpus Florianópolis-Continente fará intercâmbio na França

5. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

10836523_763062367101070_648734130_n[1]

Quando começou a estudar a Língua Francesa em fevereiro de 2014, Diogo Martinelli não imaginava que já em dezembro viajaria para estudar e estagiar na França. O aluno do curso superior em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi aprovado pelo Liceé Hôtelier de La Rochelle para um intercâmbio de três meses e, na mesma cidade, fará estágio no restaurante Le Flots, onde terá contato com a gastronomia francesa.

Diogo já está acostumado a morar longe da família, mas é a primeira vez que viaja para o exterior. “Saí de Tatuí, no interior de São Paulo, porque queria muito estudar Gastronomia no IFSC. Antes de ir para a França, vou passar um dia com a minha família na minha cidade”, conta Diogo, que embarca neste fim de semana para a Europa.

O aluno reconhece a importância da gastronomia da França e está contando as horas para a viagem. “Estou muito ansioso para o intercâmbio. Foi tudo muito rápido. Comecei a estudar francês no início do ano em uma escola particular e fiz um reforço pelo curso de extensão de Língua Francesa que o IFSC passou a oferecer. Logo demonstrei a minha vontade de estudar fora do país, corri atrás e consegui. Com certeza, vou voltar com uma ótima experiência profissional e de vida”.

O IFSC possui uma parceria com o Liceu francês, conforme previsto no projeto de cooperação bilateral Brasil/França aprovado em 2010. Desde então, alunos do IFSC contam com o intermédio do Câmpus Florianópolis-Continente para o intercâmbio na França. Da mesma forma, o câmpus recebe alunos franceses para a vivência no Brasil.

Segundo Emilaura Alves, coordenadora de estágio do câmpus, o processo para a aprovação do intercâmbio consiste em testes de proficiência na língua do país de destino, além da comprovação de renda para os gastos com viagem. Alunos do Câmpus Florianópolis-Continente interessados em fazer um intercâmbio como este podem procurar a Coordenadoria de Estágio do câmpus ou a articulação da parceria Brasil/França.

Outras formas de intercâmbio

Além da parceria Brasil/França, que é de fluxo contínuo, os alunos do IFSC interessados em fazer intercâmbio podem participar das seleções para o Ciências sem Fronteiras e para o Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie). Para mais informações sobre os programas, acesse a página da Coordenadoria de Relações Internacionais no Portal do IFSC.

Atualizada em 09/12/2014 às 10h56