Do laboratório para a mesa: amora-preta ganha novas versões para consumo no Câmpus Canoinhas

5. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

amora-preta-canoinhasPanetone, bombom, sorvete, iogurte e refrigerante. Produtos tradicionais ganharam um ingrediente especial nos laboratórios do Câmpus Canoinhas do IFSC: a amora-preta, um fruto nativo bastante comum na região. As novas delícias à base da amora foram apresentadas para degustação na VI Mostra da Amora-Preta e Pequenos Frutos, realizada na Praça Oswaldo de Oliveira, no último sábado (29). O evento foi realizado pela Prefeitura de Canoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e da Comissão de Fruticultura, e contou com o apoio do IFSC, entre outras entidades.

amora-preta-canoinhas2Conforme a professora do Câmpus Canoinhas, a engenheira de alimento Ineuza Michels Marçal, a Mostra da Amora-Preta tem como objetivo fortalecer a produção e comercialização da amora-preta e de diversos produtos elaborados com a fruta. Com base em uma central de congelamento de pequenos frutos, os produtores plantam, colhem e armazenam o fruto, que tem seu auge de colheita nesta época do ano. No evento, os produtores e demais parceiros divulgam ou comercializam seus produtos e trabalhos em estandes montados no local.

amora-preta-canoinhas3“Nossa participação na feira teve como objetivo divulgar o IFSC e o curso técnico em Agroindústria, com a apresentação de projetos de pesquisa e de produtos desenvolvidos pelos alunos, técnicos de laboratório e professores. Trabalhamos com várias pesquisas para oferecer novas possibilidades aos produtores de agregar mais valor aos seus produtos e, com isso, aumentar sua renda”, explica professora Ineuza, lembrando que, além da amora-preta, os estudos contemplam outros pequenos frutos, como fisalis, mirtilo e morango.

amora-preta-canoinhas4Os produtos apresentados no evento foram desenvolvidos por meio de projetos de pesquisa (iogurte prebiótico com polpa de fisalis), de aulas práticas (panetone e bombom de amora-preta) ou em atividades paralelas específicas para o evento (sorvete de amora-preta, mirtilo e morango e iogurte e refrigerante de amora-preta). “Todos os produtos são resultados de formulações desenvolvidas nos laboratórios do curso técnico em Agroindústria, principalmente nas unidades curriculares de Projeto Integrador e Processamento”, lembra a professora.

Os comenários não estão permitidos.