Selecionados 35 professores para fazer capacitação na Finlândia

5. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Governo Federal, Matérias

Um total de 35 professores, representantes de 25 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, tiveram as propostas aprovadas em chamada pública para capacitação em universidades de ciências aplicadas na Finlândia. A relação dos selecionados foi divulgada nesta quinta-feira (4). Do IFSC, apenas uma professora foi selecionada: Joelma Kremer, do Câmpus Lages.

A iniciativa integra o programa Professores para o Futuro da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Modelo

Os professores selecionados passarão por um período de cinco meses de capacitação profissional nas universidades finlandesas de ciências aplicadas Hamk, Haaga-Helia e Tamk. Com duração máxima de 12 meses para execução, os projetos estão voltados para o desenvolvimento local em ações de pesquisa aplicada a partir do modelo finlandês de educação profissional. Após o período na Finlândia, os docentes retomarão o projeto no Brasil.

O financiamento das propostas selecionadas ocorrerá com a concessão de bolsas de desenvolvimento tecnológico e inovação no exterior júnior — uma bolsa por projeto pelo período de cinco meses. As propostas aprovadas receberão também recursos de 9,6 mil € para despesas com taxas escolares. Outras despesas serão de responsabilidade do autor ou da instituição de execução do projeto, como contrapartida.

Para conferir a lista completa dos selecionados, clique aqui.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Setec