Aluno do Câmpus Gaspar é selecionado para o programa Jovens Embaixadores

9. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

8Israel Weingartner, aluno da sexta fase do curso técnico integrado em Química do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), foi um dos 50 selecionados para o Programa Jovens Embaixadores, que beneficia alunos brasileiros de escolas públicas que se destacam em suas comunidades através de suas ações positivas de cidadania, além de excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Único catarinense selecionado, Israel é voluntário no projeto “Pura Poesia”, do Câmpus Gaspar, que leva cultura e poesia para jovens da cidade.

Israel conta que foi motivado a se inscrever no programa pela professora Ana Paula Kuczmynda da Silveira, chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão e coordenadora do projeto, que viu no aluno todos os pré-requisitos necessários para ser um jovem embaixador. “Sempre me interessei em participar em trabalhos voluntários no IFSC através do Grêmio Estudantil, do colegiado do câmpus e do Pura Poesia. Esses trabalhos me credenciaram a participar do programa foto1_gaspar (1)Jovens Embaixadores. Além, disso sempre tive interesse em conhecer novas culturas e trazer para a minha comunidade boas experiências que possam ser implantadas”, conta o aluno.

Os candidatos passaram por algumas etapas de seleção, como a comprovação de renda e do trabalho voluntário realizado, provas orais através de entrevistas e dinâmicas em conjunto para a avaliação da proficiência em Língua Inglesa, além de uma prova escrita. Todos os alunos selecionados passarão três semanas nos Estados Unidos, em janeiro de 2015. Na primeira semana, ficarão em Washington para participar de reuniões em entidades governamentais e programas sociais. Depois, os jovens serão separados em grupos e viajarão para diferentes cidades dos Estados Unidos para a realização de trabalhos voluntários, participando de reuniões e tendo vivência em escolas com jovens norte-americanos e com as famílias que farão a acolhida dos brasileiros.

Com sua primeira viagem para o exterior marcada, Israel diz que sabe da responsabilidade que é representar Santa Catarina no programa Jovens Embaixadores. “Estou muito ansioso em relação a viagem, mas confiante que farei um ótimo trabalho representando nossos jovens e que trarei na bagagem experiências únicas”.