Alunos do curso de Libras do Câmpus Canoinhas conhecem cursos técnicos do Câmpus Palhoça Bilíngue

9. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Câmpus Palhoça Bilíngue, Matérias

A turma do curso de Libras Básico ofertado pelo Câmpus Canoinhas por meio do Pronatec, realizou uma visita técnica aos cursos técnicos subsequentes em Tradução e Interpretação em Libras e em Produção de Materiais Didáticos Bilíngue do Câmpus Palhoça Bilíngue. Os alunos conheceram as instalações físicas e laboratórios dos cursos, e verificaram o site do câmpus, que apresenta todas as informações traduzidas em Libras.

A supervisora do curso, Christiane dos Passos, considerou que a visita superou todas as expectativas. “Muito mais do que proporcionar aos alunos uma atividade diferenciada, que se definiria apenas pela complementação de estudos, as visitas mostraram aos alunos as inúmeras possibilidades às quais eles podem acessar”, disse.

A própria supervisora assume que nunca havia entendido porque o site do Câmpus Palhoça Bilíngue apresenta todas as traduções em Libras, pois as mensagens já aparecem escritas. “Na minha concepção, os surdos poderiam ler as informações. Depois da conversa com o diretor Vilmar Silva e com os professores do câmpus é que me dei conta de que é muito difícil para o surdo entender a Língua Portuguesa, já que a nossa língua é fonética. É muito difícil para o surdo entender a estrutura gramatical da língua, já que isso não existe na Libras”, relata Christiane.

Professores dos cursos técnicos, acompanhados pela intérprete, falaram sobre a cultura surda e enfatizaram principalmente a dificuldade que essas pessoas enfrentam para obter informações e, dessa forma, se inserir no mundo. “O surdo depende sempre que alguém faça a tradução para que ele possa interagir com outras pessoas. Na maioria das vezes a própria família não se interessa em aprender Libras, comunicando-se apenas com sinais caseiros e forçando sua oralização. É por isso que os surdos gostam tanto de estarem reunidos, já que conseguem se comunicar entre eles”, observou.

Segundo Christiane, após a conversa com os professores, foi emocionante ver a euforia dos alunos com tudo o que tinham vivenciado. Ela destacou as palavras de uma aluna em especial: “Eu não quero mais ir embora, vou ligar para a minha mãe mandar minhas coisas e vou ficar aqui. Quero fazer tudo: desde o básico, intermediário, avançado até a pós-graduação. Já me sinto surda!”. A turma do Pronatec também fez uma visita ao Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura de Santa Catarina.

Para a supervisora, o principal aprendizado da viagem foi comprovar uma das missões do IFSC: formar cidadãos em curso de Libras Básico, e com isso promover a inclusão. “Os estudantes puderam aplicar o conhecimento que tiveram em diversos momentos durante a viagem e, sem dúvidas, contribuímos para o desenvolvimento socioeconômico e cultural deles, apontando possibilidades de formação e de atuação”, avalia. Além do curso de Libras Básico, o Câmpus Canoinhas oferece outras formações pelo Pronatec e realiza solenidade de formatura para três turmas nesta quarta-feira (10): 22 mulheres recebem certificado de Cabeleireira Assistente, 17 de Maquiadora e 25 de Confeiteira, todas formadas por meio do Pronatec Mulheres Mil.

Tags: