Alunos se preparam para mais uma edição do Projeto Rondon

9. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

Três alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participarão da próxima edição do Projeto Rondon, que será realizado novamente em parceria com o Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A Operação Caminhos do Ouro acontece de 12 a 20 de dezembro, em Goiás.

O Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Um dos objetivos do projeto é contribuir para a formação do estudante como cidadão e integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade brasileira.

KahuanaCerca de 100 rondonistas farão atividades em cinco cidades: Abadiânia, Águas Lindas de Goiás e Cocalzinho de Goiás, além de Corumbá de Goiás e Alexânia, onde ocorrerão, respectivamente, a abertura e o encerramento. Os alunos do IFSC selecionados são Eliatan Campos, do Câmpus Itajaí, Kahuana Ortigara (a segunda à direita na foto ao lado), do Câmpus São Miguel do Oeste e Gustavo Ribeiro Gonçalves, do Câmpus São José. Os alunos serão acompanhados pelo servidor Jeferson Vieira, coordenador de Extensão e Relações Externas do Câmpus São José.

EliatanEsta é a segunda vez que Eliatan é selecionado para o projeto. Nas férias de julho, ele foi a São Miguel do Oeste contribuir com ideias para o desenvolvimento daquela região. Ele conta que os voluntários foram divididos em grupos pela organização do projeto e ministraram palestras e oficinas para a comunidade. “A experiência foi impactante. Foi diferente do que eu pensava e posso dizer que vim de lá com uma bagagem de conhecimento muito grande”, conta.

Kahuana também participará do projeto pela segunda vez. “Esse projeto é maravilhoso, sempre falo que o Rondon é fazer o bem sem olhar a quem. Todas as pessoas deveriam participar pelo menos uma vez na vida. Tenho muito orgulho de dizer que sou uma rondonista”, avalia a aluna, que está empolgada em conhecer o estado de Goiás, onde nunca esteve. “Estou com ótimas expectativas. Será uma experiência nova em um lugar novo, mas tudo vale a pena nesse projeto”, conclui.

Tags: ,