Alunos do Câmpus Florianópolis participam de formatura do Pronatec no Centrosul

10. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

Formanda Nadyr Lobo, de 77 anos é destaque 025

Em solenidade realizada no Centrosul na noite desta terça-feira (9), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) formou centenas de alunos do município de Florianópolis. A cerimônia contou com a presença de formandos do Câmpus Florianópolis do IFSC e de entidades do Sistema S. Um aluno do curso de Mestre de Obras obteve destaque por ser considerado um caso de sucesso: ele, que era carpinteiro, ainda durante a formação foi promovido a encarregado de obra, com aumento salarial e participação em reuniões da empresa. A aluna Nadyr Monteiro Ribeiro Lobo foi convidada a subir no palco por ser uma das quatro mulheres com mais de 77 anos a receberem certificado no evento.

“Quero aprender cada vez mais”, disse Nadyr, admitindo que teve algumas dificuldades durante as aulas do curso de Operador de Computador, mas grata por ter a oportunidade dessa formação. Ela se disse encantada com o IFSC e que adorou conviver com os colegas, em geral mais jovens. Durante sua vida profissional, Nadyr atuava principalmente no comércio, e também como corretora de imóveis, atividade que pretende retomar a partir dessa formação pelo Pronatec. Ela também gostaria de continuar a frequentar cursos da mesma área, na perspectiva de não se acomodar e “ir atrás” do conhecimento.

Representante do MDS entrega certificado para aluna IFSCAlexsandra da Silva Moura, de 23 anos, que recebeu seu certificado em nome de todos formandos do IFSC, acredita que vai conseguir um trabalho melhor com a formação. Com Ensino Médico já concluído, ela confidenciou que ficou nervosa por subir ao palco. “Sou tímida, mas ainda bem que não precisei falar ao público”, confessou a formanda.

Vanicléia Alves, de 20 anos, está na expectativa de iniciar sua vida profissional a partir da conclusão do curso. Possibilidade bem concreta, segundo Everton Mendes, do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis, que em seu discurso destacou que há mercado de trabalho na cidade, especialmente no comércio e atividades ligadas ao turismo, áreas que, segundo ele, são as com maior número de oportunidades de trabalho. Durante o pronunciamento, ele enalteceu a prioridade dada pela administração municipal ao Pronatec, que iniciou com 500 alunos no primeiro ano e chega agora a mais de 3.500 matriculados em Florianópolis.

O prefeito César Souza Júnior declarou-se um entusiasta do programa, especialmente por aumentar a autoestima das pessoas, e parabenizou os formandos com ênfase. O representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Luiz Muller, fez uma contextualização histórica do surgimento do Pronatec, lembrando da origem em outros programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família. Segundo ele, o Pronatec é um instrumento de acesso ao mundo do trabalho, tem caráter universal e será bem sucedido sempre que os alunos consigam emprego ao final dos cursos.

Formatura no centrosul dez 2014 002Além dos formandos em Mestre de Obras e Operador de Computador, receberam certificado também alunos dos cursos de Recepcionista em Serviços de Saúde, Montador e Reparador de Computador, Mecânico de Freios e Suspensão de Veículos Leves, Inglês Básico e Zeladoria. Algumas das alunas deste curso, da modalidade Mulheres Mil, saem da formação com indicação para ter a carteira assinada (primeiro emprego), conforme a coordenadora adjunta do Pronatec no Câmpus Florianópolis, Nailê Martins Peraça. A coordenadora pedagógica do Pronatec no IFSC, Alessandra Maria de Espíndola, representou a reitora Maria Clara Kaschny Schneider na solenidade. Além de um vídeo com depoimentos de pessoas que mudaram de perspetiva de vida depois de realizarem um curso do Pronatec, a cerimônia teve a apresentação da escola de samba Protegidos da Princesa, encerrando o evento.

Tags: