Curso de Informática do Câmpus Chapecó realiza dois eventos

12. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Eventos, Matérias

O curso técnico integrado em Informática do Câmpus Chapecó realizou nos dias 1 a 4 de dezembro no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, dois eventos, a VIII Semana de Apresentações dos Projetos das Oficinas de Integração e o III Workshop de Informática, com a finalidade de apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos pelos estudantes durante o semestre na unidade curricular Oficina de Integração e também nas disciplinas relacionadas com a área de informática.

evento1Entre os dias 1 e 3, ocorreram as apresentações dos projetos desenvolvidos nas Oficinas de Integração, onde os estudantes de sete módulos do curso apresentaram para os demais alunos do curso, professores, representantes do Núcleo Pedagógico, amigos e familiares, os resultados obtidos quanto à realização de seus projetos. Ao total foram apresentados 27 trabalhos de pesquisa interdisciplinares, os quais foram elaborados de acordo com os quatro núcleos temáticos presentes na estrutura curricular do curso: ciência, cultura e sociedade; trabalho, tecnologia e poder; meio ambiente e sustentabilidade e informática, ética e cidadania.

Já no dia 04 de dezembro foi realizado o III Workshop de Informática, no qual os alunos dos módulos IV a VIII apresentaram os softwares e jogos produzidos durante o semestre nas disciplinas de informática sob a orientação dos professores Miguel Debarba, Bruno Calegaro e Lara Oberderfer. O Workshop iniciou com a palestra “Jovens e a carreira profissional em computação” proferida pelo professor Jean Carlos Hennrichs, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Em seguida ocorreram as apresentações dos softwares e jogos digitais elaborados pelos alunos.

evento2Também foram apresentados dois documentários produzidos pelos alunos do módulo VIII, que tiveram como tema “segurança e privacidade na rede”. As pesquisas foram orientadas pelos professores que atuam no curso e fazem parte da unidade curricular Oficina de Integração, que possibilita a interlocução entre as diversas áreas do conhecimento e faz parte da grade curricular dos oito módulos do curso de Informática.

Todas as tardes, durante os intervalos das apresentações, os estudantes participaram do “momento cultural”, com música e dança. No dia 4, o momento cultural teve a participação de alunos e professores da Escola Técnica de Eletromecânica de Bernardo de Irigoyen (Argentina), que apresentaram danças típicas de sua cultura.