Napne promove I Encontro de Formação Inclusiva no Câmpus Chapecó

12. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

IMG_2057Com o objetivo de desenvolver a formação pedagógica e capacitar profissionais que trabalham com pessoas com deficiência, o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) promoveu nessa terça-feira o I Encontro de Formação Inclusiva: tecnologias assistivas no Câmpus Chapecó. O evento faz parte do projeto de extensão Formação Pedagógica Continuada, desenvolvida pelo Napne em parceria com a Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes (FCD), uma entidade filantrópica que possui diversos trabalhos na área de educação, auxílio jurídico, auxílio previdenciário e saúde.

Durante o evento foram feitas demonstrações de softwares e tecnologias de acessibilidades desenvolvidas no Câmpus Chapecó, como o Dicionário Libras, elaborado por alunos do curso técnico integrado em Informática, que apresenta o sinal braille de alguns objetos e ações em celulares e computadores, uma cadeira de rodas que está sendo construída com apenas duas rodas e sistema anti-quedas e uma cachorrinha que, conectada a um software, canta e IMG_2080late quando a criança acerta as letras em uma atividade. Também foi apresentado o software To Do, que será disponibilizado para as instituições e escolas que atendam pessoas com necessidades especiais, com o objetivo de articular todas elas em uma ferramenta de comunicação rápida, onde poderão ser inseridos ações, ideias e denúncias.

Segundo Marcelo Garcia, coordenador do Napne, esses trabalhos têm a finalidade de “facilitar o processo de ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos portadores de deficiência em escolas públicas e instituições filantrópicas”. O Napne tem por objetivo contribuir na implementação de políticas de acesso, permanência e conclusão com êxito dos alunos com necessidades específicas e de atender esses alunos bem como aos seus professores.

Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Napne, clique aqui.