Curso Pronatec de Operador de Computador promove inclusão digital

18. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Tubarão, Matérias

Op_comp_CapivariO curso Pronatec de Operador de Computador, mais do que ensinar os alunos a criar um e-mail, a construir planilhas ou a utilizar o editor de texto, promove a inclusão digital. Porque é através dele que muitos alunos aprendem a utilizar o computador. Esse é o caso de Marilena Moreno Costa, de 72 anos, uma das formandas do curso Pronatec de Operador de Computador de Capivari de Baixo. “ Eu tinha o sonho de aprender a mexer no computador e quando fiquei sabendo do curso fiz questão de me inscrever. Já na terceira aula, eu resolvi comprar um notebook. Hoje eu conheço o mundo pelo computador. Gostei tanto do curso que irei convidar mais idosos para participar”.

Marilena e outros quatro alunos participaram da formatura realizada na última sexta-feira (12) em Capivari de Baixo. “Para nós é muito importante ouvir depoimentos como o da dona Marilena, porque eles nos estimulam a continuar esse trabalho e a ofertar mais cursos”, afirma Rita Flôr, diretora-geral do Câmpus Tubarão.

Braço do Norte

bracodonorte2O curso Pronatec de Operador de Computador também foi ofertado no município de Braço do Norte. Quinze alunas participaram da formatura, realizada na terça-feira (16), entre elas Ludevina Antonello. “Eu adorei o curso, porque eu não sabia fazer nada no computador. Agora, eu já sei entrar no e-mail, mandar mensagem e procuro informações sobre os antepassados da família. Fiquei tão motivada que até comprei o meu computador”.

BracodoNorte1Ludmila Boeing Rodrigues já tinha uma noção de internet, mas só sabia utilizá-la no celular. “ Antes eu tinha medo de mexer no computador, agora além de mandar e-mail e postar fotos, eu estou me sentindo muito mais confiante. Eu sinto que sou capaz de fazer as coisas, é como se eu tivesse subido um degrau ou como se tivesse tirado a carteira de motorista”.

O curso de Operador de Computador foi o primeiro a ser ofertado pelo Câmpus Tubarão em Braço do Norte. “Queremos continuar essa parceria e para que isso aconteça, a prefeitura precisa demandar novos cursos. Hoje o Câmpus Tubarão oferta cursos em cinco municípios da região, mas queremos alcançar os 18 que compõem a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel)”, afirma Maria Angelica Marin, Chefe do Departamento de Ensino do Câmpus Tubarão.

Participaram da cerimônia de formatura autoridades locais. “Eu quero parabenizar as formandas pela persistência e pela força de vontade em fazer o curso. Nós também queremos estabalecer novas parcerias com o IFSC, porque sabemos que onde há educação, há desenvolvimento”, afirma Jacinto Della Giustina, secretário da Educação de Braço do Norte.

Tags: