Visita técnica mostra dia a dia de propriedade rural a alunos do Agronegócio

18. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

visita-lagesNo último dia 6, alunos do Módulo I do curso técnico em Agronegócio realizaram visita técnica a uma fazenda no município de Palmeira. O objetivo era mostrar aos alunos o funcionamento de uma propriedade rural e a importância do associativismo e cooperativismo, disciplina responsável pela organização da visita em pareceria com Agricultura I.

Os alunos foram recebidos pelo proprietário, Sr. Geraldo Costa de Oliveira que é membro do projeto Campos das Tropas. “Esse projeto é uma cooperativa que agrega valor ao produto final e tecnifica o produtor e a pecuária da região serrana. São projetos como esse que modificam toda uma cadeia produtiva, favorecendo o retorno financeiro ao produtor no campo e garantindo um produto local de alta qualidade ao consumidor”, explica Betina de Bem, professora da disciplina Agricultura I, que acompanhou a visita, juntamente com o professor Alexandre Zammar.

No primeiro momento o produtor apresentou a propriedade e conversou com os alunos sobre o associativismo, os benefícios da participação no projeto, e as dificuldades ainda encontradas pelos produtores. Depois, alunos puderam conhecer a área e os animais. O rebanho é formado unicamente pela raça Angus (red Angus e black Angus) e o produtor realiza apenas a fase de terminação. Ele adquiri bois de sobreano de qualidade e certificação e engorda para o abate.

visita-lages2A alimentação é basicamente a pasto, onde a propriedade é dividida em piquetes, os quais são cultivados com forrageiras como o tifton, capim lanudo, azevém, aveia, trevo branco e vermelho. Quando necessário a suplementação é feita no coxo, com polpa de maçã (resíduo da indústria de suco) e ração a base de cereais ou sal.

Os alunos puderam fazer perguntas, tirar dúvidas e também conheceram a estrutura da fazenda, com mangueiras, brete e balança eletrônica de pesagem de alto padrão.

“Acredito que a visita foi muito importante aos alunos, pois puderam fazer a ligação do que é mostrado em sala de aula com a realidade do produtor no campo, com suas conquistas e desafios”, finaliza Betina, que agradeceu ao Sr. Geraldo por abrir as porteiras da sua fazenda e acolher os alunos de forma tão atenciosa, mostrando e explicando todo o processo produtivo.

Tags: