Alunos do curso técnico em Enfermagem do Câmpus Joinville apresentam projetos desenvolvidos na comunidade

19. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Informes, Matérias

pac enfermagem 12-12-2014 34Álcool na adolescência, acidentes com material biológico, prevenção do câncer do colo de útero, cuidado com pacientes acamados, prevenção de quedas em pacientes parkinsonianos e técnicas de primeiros socorros por asfixia foram os temas abordados pelos alunos concluintes do curso técnico subsequente em Enfermagem do Câmpus Joinville, durante os projetos de ação comunitária (PAC). A apresentação dos trabalhos foi realizada na última sexta-feira (12) e marcou a conclusão das pesquisas realizadas pelos alunos. Neste semestre, foram apresentados seis projetos colocados em prática por dezenove alunos.

Os projetos, sempre orientados por professores do curso, visam à pesquisa e à intervenção em comunidades e instituições de saúde da região de Joinville. Os alunos elaboram o projeto desde o começo do curso e, no último semestre, finalizam o trabalho, levando em conta o estudo desenvolvido nas disciplinas de formação básica e técnica, a revisão literária do tema e a utilização de métodos e técnicas de pesquisa.

Segundo a coordenadora do curso, Marlete Scremin, através dos PAC, os alunos buscam os temas que mais agravam a sociedade na atualidade.pac enfermagem 12-12-2014 7 “A cada semestre, os alunos trazem à tona novos projetos, mostrando os aspectos que estão mexendo com a comunidade e discutindo a atuação do profissional técnico em Enfermagem neste contexto”, explica.

Para o diretor-geral do Câmpus, Maurício Taques, os PAC são a “melhor expressão da união da pesquisa e ensino”, levando à comunidade a aplicação prática do que é desenvolvido em sala de aula. “Esta aplicação prática é o diferencial do curso de Enfermagem”, complementa o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Valter de Oliveira.

Os projetos

pac enfermagem 12-12-2014 551º grupo: Álcool na adolescência: descobrindo os riscos e as consequências do uso precoce e abusivo
Daiane Benting
Marcela do Prado Vasconcellos
Murilo Lopes
Orientadora: Márcia Bet Kohls

pac enfermagem 12-12-2014 742º grupo: Análise de acidentes com material biológico que acometem a equipe de enfermagem em uma unidade de pronto atendimento na região leste do município de Joinville – SC
Luciane Bruno Machado da Silva
Francine Vieira
Franciéle Graciki Szczepanski
Orientadora: Reginalda Maciel

pac enfermagem 12-12-2014 81

3º grupo: Estratégias de educação em saúde para prevenção do câncer do colo de útero
Luciane Fátima Borges Padilha
Gilberto Bruder
Elenir da Silveira
Sibila Saana dos Santos Garcia
Orientadora: Joanara Winters

pac enfermagem 12-12-2014 84

4º grupo: Orientação para cuidado com pacientes acamados em domicílio
Ademilson Petry
Claudia Denise S. Santos Camargo.
Olinda Dalcin
Ciro Solon Silveira
Pedro Felipe da Silva
Orientadora: Dayane Clock