Inscrições para o Sisu serão de 19 a 22 de janeiro

5. janeiro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não tiraram nota zero na redação poderão se inscrever às vagas em cursos superiores de todo o país ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no período de 19 a 22 de janeiro. O edital com as normas do processo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (5), pelo Ministério da Educação (MEC).

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vai ofertar 440 vagas pelo Sisu nas cidades de Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São José, São Miguel do Oeste e Urupema (veja lista completa abaixo). O sistema de reserva de vagas também se aplica ao Sisu: do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

O Sisu é um sistema informatizado gerenciado pelo MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. No último processo seletivo, o IFSC reservou 50% das vagas dos cursos de graduação para ingresso via Sisu. As inscrições são feitas na página do Sisu na internet.

Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Não há cobrança de taxa de inscrição. Durante o período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.

Os resultados serão divulgados no dia 26 de janeiro, em uma única chamada. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro. Entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro, os estudantes não aprovados na primeira chamada podem manifestar interesse em participar de lista de espera.

Tipos de cursos

O IFSC oferece três tipos de cursos de graduação: bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Os cursos de bacharelado são mais abrangentes e possibilitam uma área de atuação maior. Os cursos de licenciatura são destinados à formação de professores para atuar na Educação Básica. Já os cursos superiores de tecnologia, conhecidos como tecnólogos, são graduações de formação especializada em determinado eixo tecnológico. Para mais informações sobre os cursos de graduação do IFSC, acesse o Guia de Cursos.

Saiba mais – Cursos e vagas do IFSC ofertados pelo Sisu

Câmpus Araranguá
Superior de tecnologia em Design de Moda (noturno) – 18 vagas

Câmpus Canoinhas
Superior de tecnologia em Alimentos (noturno) – 20 vagas

Câmpus Chapecó
Engenharia de Controle e Automação (matutino) – 18 vagas

Câmpus Criciúma
Engenharia Mecatrônica (matutino) – 20 vagas

Câmpus Florianópolis
Engenharia Elétrica (integral) – 20 vagas
Engenharia Eletrônica (integral) – 20 vagas
Engenharia Mecatrônica (integral) – 20 vagas
Superior de tecnologia em Construção de Edifícios (noturno) – 12 vagas
Superior de tecnologia em Design de Produto (diurno) – 15 vagas
Superior de tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (noturno) – 15 vagas
Superior de tecnologia em Radiologia (integral) – 18 vagas
Superior de tecnologia em Sistemas Eletrônicos (integral) – 18 vagas
Superior de tecnologia em Sistemas de Energia (noturno) – 16 vagas

Câmpus Florianópolis-Continente
Superior de tecnologia em Gastronomia (matutino) – 20 vagas
Superior de tecnologia em Hotelaria (matutino) – 20 vagas

Câmpus Jaraguá do Sul
Licenciatura em Física (matutino) – 20 vagas

Câmpus Geraldo Werninghaus (Jaraguá do Sul – Rau)
Superior de tecnologia em Fabricação Mecânica (noturno) – 18 vagas

Câmpus Joinville
Superior de tecnologia em Mecatrônica Industrial (noturno) – 20 vagas
Superior de tecnologia em Gestão Hospitalar (noturno) – 20 vagas

Câmpus Lages
Ciência da Computação (matutino) – 20 vagas

Câmpus São José
Engenharia de Telecomunicações (integral) – 16 vagas
Licenciatura em Química (noturno) – 16 vagas

Câmpus São Miguel do Oeste
Superior de tecnologia em Alimentos (noturno) – 20 vagas

Câmpus Urupema
Superior de tecnologia em Viticultura e Enologia (integral) – 20 vagas

Para mais informações, consulte o edital do IFSC. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Para consultar o edital do MEC, clique aqui.

Com informações da assessoria de comunicação do Ministério da Educação

Tags: