Alunos de outros estados aprovados pelo Sisu se matriculam no IFSC

2. fevereiro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

Entre os selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), estão estudantes de vários estados brasileiros. As matrículas iniciaram na última sexta (30) e podem ser feitas até amanhã, 3 de fevereiro, diretamente no câmpus onde o aluno irá estudar.

sisu 004Fernanda Freitas (à esquerda na foto) e a família viajaram mais de 17 horas para fazer sua matrícula no curso de Engenharia Mecatrônica no Câmpus Criciúma. Eles vieram de Itapagipe, em Minas Gerais, cidade com 13 mil habitantes e que fica a 681 km de Belo Horizonte. “Eu sempre gostei da área de exatas e de tecnologia e, por isso, decidi fazer Engenharia Mecatrônica. Eu tentei me inscrever para a Universidade Nacional de Brasília (UNB), mas a minha pontuação ficava abaixo da nota de corte. O IFSC foi a minha segunda opção e estou muito feliz por ter passado”, conta a aluna.

Fernanda, os pais e as irmãs aproveitaram a vinda à cidade para conhecer melhor Criciúma e procurar um apartamento para alugar. “Ela sempre nos deu muita alegria e eu não acho que a distância será um problema. Há um aeroporto próximo da nossa cidade e hoje em dia a tecnologia ajuda a encurtar essa distância”, explica Sivaldo de Freitas, pai de Fernanda.

SONY DSCDepois da notícia da aprovação, Marcela Rocha de Souza, de 29 anos, deixou a cidade de Japeri, no interior do Rio de Janeiro, para se matricular no curso superior de tecnologia em Gastronomia no Câmpus Florianópolis-Continente. Acostumada a morar longe da família, Marcela conta que deixou o Rio de Janeiro para estudar Artes Visuais na Universidade Federal do Maranhão e que, por acaso, descobriu o que realmente queria para a sua carreira.

“Comecei a trabalhar em uma empresa que fazia buffets e me interessei pela profissão. Foi vendo a atuação na área de Gastronomia que percebi que era o que eu queria fazer. Pedi algumas informações para a minha chefe, fiquei sabendo do curso no IFSC e me inscrevi pelo Sisu”, conta. Fernanda confessa que ficou surpresa com a aprovação. “Recebi uma mensagem no celular quando estava indo para uma consulta médica e, por uma hora, ignorei a mensagem. Quando resolvi ler, veio a boa notícia: eu havia passado para o curso que eu queria”, comemora a nova aluna do IFSC.

Lista de espera

Para os que fizeram o Enem 2014 e não foram selecionados, é possível se inscrever para a lista de espera do Sisu. Para participar, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do Sisu, e clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera. Ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação. As instituições farão a convocação dos candidatos em lista de espera a partir do dia 11 de fevereiro.

Tags: ,