Abertas inscrições para bolsas de iniciação científica

9. fevereiro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

Estão abertas as inscrições para a chamada 2015-2016 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM), que visa à concessão de bolsas de iniciação científica para alunos de cursos técnicos integrados ou concomitantes. As propostas de projetos devem ser enviadas pelos coordenadores até o dia 9 de março, por meio do Portal de Projetos de Pesquisa do IFSC. Serão oferecidas 110 bolsas de R$ 100,00 por mês, ao longo de 12 meses, financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Clique aqui para consultar o Edital Pibic-EM n° 04/2015/Proppi.

Poderão ser submetidos projetos de pesquisa novos ou de continuidade, sendo estes relacionados aos desenvolvidos no Edital Pibic-EM n°02/2014/Proppi. As propostas devem abordar temas de relevância científica e social e apresentar as justificativas que atestem a importância e/ou necessidade da pesquisa. Podem ser contemplados estudos teóricos ou experimentais que visem contribuir para a compreensão de fatos e fenômenos observáveis, tendo ou não aplicação imediata, em três categorias: pesquisa básica, pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico e inovação.

As propostas serão analisadas entre 10 e 31 de março pelo comitê gestor do edital, composto por membros da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e da comunidade acadêmica. O cronograma prevê a divulgação do resultado final em 14 de abril. Entre 15 de abril e 31 de julho os coordenadores dos projetos deverão indicar os alunos bolsistas. O prazo para a execução do edital é de agosto de 2015 a julho de 2016.

Para receberem as bolsas, os alunos participantes dos grupos de pesquisa contemplados devem estar regularmente matriculados em cursos técnicos integrados ou concomitantes do IFSC; ter currículo Lattes atualizado (preferencialmente com o e-mail do IFSC); não ter vínculo empregatício e/ou ser beneficiário de qualquer tipo de bolsa do IFSC ou de outra instituição, com exceção do auxílio financeiro do programa de assistência estudantil; ter conta no Banco do Brasil como titular; dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; dedicar-se à pesquisa no mínimo oito horas por semana; participar presencialmente do Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei). Veja a lista completa de requisitos no edital.

Tags: ,