IFSC participa do 13º Encontro Nacional de Escolas Técnicas

13. fevereiro 2015 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

enet-debateO Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participou, de 1º a 4 de fevereiro, do 13º Encontro Nacional de Escolas Técnicas, realizado no Rio de Janeiro pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). O IFSC foi representado no evento por 32 alunos e pela reitora Maria Clara Kaschny Schneider, que participou de uma mesa de debate com o tema “Balanço dos Institutos Federais”.

Essa foi a primeira vez que Lucas Dias, do curso técnico integrado em Informática do Câmpus Chapecó, participa do Enet e ele já pretende participar do evento nos próximos anos. “Nas plenárias, nossa bancada ficou encantada com a organização e empenho dos outros estados envolvidos no evento e as entidades e movimentos que ajudaram a organizar esse encontro. Em particular, conheci muita gente no encontro e estou mantendo contato até agora. Pessoas que, assim como nós, foram representar suas instituições e levantar suas pautas”, conta.

enet-publicoSegundo Lucas, uma das coisas mais interessantes dos debates era o respeito às diferentes opiniões e as diversas bandeiras erguidas para representar o que os alunos defendiam. Além disso, os presidentes e ministros convidados traziam palavras para motivar os estudantes a buscarem seus objetivos nas suas respectivas instituições de ensino e na sociedade. “A presença do Ziraldo, criador do Menino Maluquinho também nos inspirou muito, pois ele nos incentivou a continuar com nossas ‘maluquices’ e ousadia jovem”, destaca Lucas.

Carlotta Fernández, aluna do curso técnico integrado em Edificações do Câmpus Florianópolis, também participou do encontro pela primeira vez. “A experiência foi interessante, é surpreendente olhar para tantos secundaristas do Brasil reunidos e lutando por causas em comum, além de aproveitando também o maior evento de arte e cultura da América Latina”, conta.

A aluna também destacou a diferença entre as instituições de ensino participantes. “Acredito que seja importantíssima a nossa relação enquanto estudantes de escolas técnicas brasileiras – tanto para discutir, debater, brigar, ouvir, falar e lutar – quanto para nos conhecermos e termos a oportunidade de participar de debates, shows, oficinas e outras atividades”, avalia.

Sobre o 13º Enet

enet-mesaO 13º Encontro Nacional de Escolas Técnicas reuniu cerca de 1.600 estudantes de Ensino Médio de todo o Brasil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A programação do evento contou com mesas de debates, atividades culturais, campeonato esportivo, Mostra Científica e Feira Nacional de Estágios e Empregos. No encerramento do evento, foi aprovado o “Manifesto Osvaldão axs Estudantes Brasileirxs”, documento que sintetiza as pautas que serão defendidas pela Ubes. Para acessar o documento, clique aqui.

Fotos: Daniel Soares

Tags: ,