Primeiros alunos do Pronatec no IFSC contam suas experiências

13. fevereiro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

Os cursos ofertados pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) têm contribuído para impulsionar a vida profissional de muitos cidadãos. A formação inicial e continuada é uma forma de acesso gratuito à qualificação profissional de pessoas em vulnerabilidade social, desempregadas ou trabalhadores sem formação específica. As primeiras turmas do Pronatec no IFSC iniciaram as aulas no segundo semestre de 2012, mas por onde andam os alunos das primeiras certificações? Alguns dos primeiros alunos do Pronatec no IFSC, formados pelo Câmpus Lages, contam suas experiências.

Ter concluído o curso de Operador de Máquinas Agrícolas, em 2013, foi determinante para Marcos Silvio Fermino da Silva, de 32 anos, ser aprovado em dois concursos públicos. Ele conta que a formação foi fundamental na prova para o cargo específico de operador de máquinas agrícolas na UFSC de Curitibanos, e o conteúdo aprendido nas aulas também foi determinante para a disputa de vaga em área similar na Epagri de Lages. “Se não tivesse feito o Pronatec, não poderia ter participado do concurso da UFSC”. Marcos acrescenta que está em dúvida sobre qual opção escolher. “Acho que vou para aquele que me chamar primeiro”. Ele afirma que aproveitou bem a formação gratuita e no ano seguinte frequentou também o curso de Mecânico de Máquinas Agrícolas, também pelo Pronatec, o que lhe permitiu um trabalho em uma empresa de equipamentos agrícolas.

Atualmente aluno do curso técnico em Agronegócio, também no Câmpus Lages, Marcos lembra que a maioria da turma concluiu o curso de mecânico. Entre eles havia desempregados, que passaram a ter oportunidade em empresas, e outros que atuavam como ajudantes e foram promovidos após a formação. Conforme Marcos, assim como ele, os ex-colegas souberam do programa a partir de uma explanação da coordenadora adjunta do Pronatec Thaís Esteves Ramos Fontana na empresa em que trabalhavam e por meio do Portal do IFSC. Ele interrompeu curso superior da área de Administração em instituição particular e não se arrepende da decisão. “A formação em operador de máquinas é bem estruturada no IFSC, tem bons professores e ampliou meus conhecimentos”. Como ponto a melhorar, Marcos sugere a ampliação do número de aulas, principalmente as de exercício prático nos equipamentos.

cecatto-pronatecTambém formado no Câmpus Lages, Jefferson Cecatto, concluiu em 2013 o curso de Eletricista. Aos 39 anos, é contratado de uma empresa de instalação de câmeras e tem um pequeno negócio próprio de instalações. Ele conta que o curso ajudou bastante, especialmente pelo embasamento teórico. Jefferson destacou a qualidade da formação oferecida pelo IFSC e elogiou os equipamentos e salas de aula, bem como os professores. O ex-aluno lamenta que ainda há pouca procura pelo programa. “É uma pena os jovens não aproveitarem mais estas oportunidades”. Dedicado a outras atividades temporárias, além dos dois trabalhos fixos, Jefferson queixa-se da falta de tempo para avançar nos estudos. “Gostaria de frequentar o ensino superior do IFSC na área de computação”, disse.

Única mulher da turma de 29 alunos, Deise Ellen de Oliveira Branco, 17 anos, escolheu o curso de Eletricista por influência do padastro, que já atuava nesta área. Deise conta que começou o curso bastante reservada na sala. “Fui me integrando aos poucos e logo todos me ajudavam”, conta. Como destaque da passagem pelo curso, a estudante afirma que gostou do trabalho escolar de finalizar a parte elétrica de cabos e conexões em um laboratório de informática e na sala de estudos do Câmpus Lages. Por enquanto o emprego formal ainda não apareceu para Deise, que atribui a demora às poucas empresas da área existentes na região serrana. Uma situação que espera ver modificada assim que concluir o Ensino Médio, que ainda está frequentando.

Arthur Carlos Atanasio, de 17 anos, disse que a qualificação como Eletricista permitiu um maior embasamento na nova formação técnica que passou a frequentar, em Eletrotécnica, assim como para a futura graduação em Engenharia Elétrica, um de seus propósitos dentro da trajetória profissional que projeta com entusiasmo. “Quem faz formação no Pronatec não se arrepende”, avalia. No entanto, Arthur acredita que muitos colegas não se empenharam nas disciplinas por não gostarem de estudar e não correrem atrás das possibilidades de inserção profissional propiciadas a partir do programa. Após o curso, Arthur fez algumas instalações em casas, ajudando o pai que trabalha nesta área.

josecarlos-pronatecJosé Carlos Lima dos Santos, de 29 anos, estava desempregado quando decidiu aproveitar o tempo livre para frequentar o curso de Programador Web. Usuário de alguns programas de informática, ele tem planos de atuar na área, embora no momento esteja em outra atividade. José Carlos gosta de computação mas considerou o conteúdo difícil, especialmente as disciplinas que tratam de códigos de segurança na internet. Mesmo assim, quer realizar outros cursos na área, desde que as aulas sejam no período noturno. “É uma área em que a gente tem que se aprimorar sempre mais”, afirma. O ex-aluno disse que mais pessoas precisam aproveitar essa facilidade para obterem um novo aprendizado de forma gratuita e, com isso, buscar outras oportunidades profissionais.

Pronatec no IFSC

Por meio do Pronatec, o IFSC oferece hoje quatro cursos técnicos e cerca de 300 cursos rápidos de qualificação profissional que têm o objetivo de inserir o aluno no mundo do trabalho ou melhorar a sua capacitação. As pessoas que participam das formações iniciais e continuadas do Pronatec são diretamente encaminhadas pelas instituições demandantes, como prefeituras, secretarias de assistência social, Sistema Nacional do Emprego e outras entidades públicas parceiras no programa. Atualmente, o Pronatec é ofertado nos 22 câmpus do IFSC, em mais de 80 municípios. Em 2014, o IFSC realizou mais de nove mil matrículas nas diversas áreas do mundo do trabalho, conforme as características dos arranjos produtivos locais e regionais.

Quer estudar no IFSC pelo Pronatec?

A coordenação-geral do Pronatec no IFSC lançou um cadastro de interessados nos cursos a serem oferecidos ao longo de 2015. Para se registrar, basta preencher o formulário eletrônico indicando as áreas de interesse e o município de residência. Sempre que abrirem novas turmas que coincidam com o perfil do interessado, o IFSC entrará em contato via e-mail. As turmas do primeiro semestre devem ser lançadas em 17 de março, com início das aulas previsto para depois da Páscoa (início de abril). Ao todo, serão mais de duas mil oportunidades distribuídas em mais de 80 municípios.

Para registrar seu interesse, clique aqui.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.