Ex-diretora da ETFSC Soni de Carvalho morre em Florianópolis

14. fevereiro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

soni de carvalhoMorreu nesta sexta-feira (13), aos 64 anos, a professora Soni de Carvalho, diretora da Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC) entre 1994 e 1998. Soni lutava contra um câncer e estava internada no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon). O velório está sendo realizado no cemitério Jardim da Paz, no bairro Saco Grande, em Florianópolis. O sepultamento será às 16 horas deste sábado (14).

Conhecida como uma líder democrática, participativa e comprometida, Soni inaugurou na ETFSC um estilo de gestão marcado pela proximidade com a comunidade escolar e pelo diálogo com docentes, técnicos e estudantes. Foi eleita diretora com o voto direto da comunidade acadêmica em 1994, tornando-se a primeira mulher a ocupar a função na instituição. Em sua gestão teve início a discussão em torno da transformação da Escola Técnica em Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), que se efetivou em 2002. Seis anos mais tarde, a instituição tornou-se Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

“Soni lutou pela democracia, pela justiça e pela igualdade. Como gestora, marcou nossa instituição e foi fundamental para que o IFSC se transformasse no que é hoje”, disse a reitora Maria Clara Kaschny Schneider. “Vai deixar muitas saudades, mas deixa frutos entre nós e o mais forte é sua filha Daniela, nossa pró-reitora de Ensino, guerreira como a mãe”, acrescentou. A reitora decretou luto oficial de sete dias na instituição.

A gestão de Soni de Carvalho ocorreu em uma época de grandes dificuldades para a educação profissional e tecnológica no Brasil. Em entrevista concedida à IFSCTV em 2009, quando foi homenageada nas comemorações ao centenário do IFSC, a professora recordou o período problemático e salientou a participação da comunidade escolar na superação dos desafios. “O ponto alto da administração foi o amparo e o apoio de toda a comunidade e a credibilidade que eles tinham naquilo que eu acreditava. Que a educação era possível, que a qualidade era possível desde que houvesse uma comunidade engajada em um princípio de participação, construindo coletivamente essa instituição”, disse, na época.

Catarinense de Porto Belo, onde nasceu em 1951, Soni de Carvalho tinha Licenciatura Plena em História, OSPB e Estudos Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Especialização em História pela mesma instituição. Atuou na ETFSC entre agosto de 1977 e outubro de 1998, onde ministrava as disciplinas de História, Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil (OSPB). Antes de ser eleita diretora, ocupou cargos de gestão como a coordenadoria de História e a coordenadoria do Núcleo Comum. Além da ETFSC, também atuou como professora da rede estadual de educação de Santa Catarina entre 1974 e 1992.

Soni de Carvalho era casada desde 1971 com Thomaz Costa de Carvalho. Além do marido, deixa os filhos Ricardo, Daniela e Ana Paula e seis netos.