Alunos do IFSC participam de plenária nacional de Grêmios

19. fevereiro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Gaspar, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Matérias
Matéria FENET

Foto: Fenet Brasil

Um grupo de onze alunos do IFSC participou, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, da II Plenária Nacional de Grêmios da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet), realizada no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa. Dentre os assuntos tratados, destaque para a luta contra a restrição à meia entrada e fortalecimento dos grêmios das escolas técnicas.

Entre os alunos representantes, estavam Karolin Tarter e Leonardo Nascimento, do Câmpus Gaspar. Karolin ressaltou a dedicação e a organização dos estudantes para a realização do evento. “O estudante que participa, além das experiências sociais, tem a honra de absorver a força e a vontade de lutar pela educação, seja ela voltada ao ensino técnico, básico ou superior. Ele aprende muito, e vê a importância da formação política e sua relação com a escola”, afirma.

Leonardo defendeu a importância da politização dos alunos que fazem parte das discussões no Movimento Estudantil, para que suas lutas e reivindicações tenham resultados. “A nossa experiência nesta Plenária terá efeitos bem positivos no Câmpus Gaspar. Queremos, como Grêmio, manter uma relação próxima com a Fenet e outros Grêmios do IFSC. Desse jeito, podemos formar uma unidade mais coesa e combativa em prol de nossos direitos estudantis. Vamos lutar pela conquista do nosso espaço para que possamos exercer nossa autonomia e ouvir nossos estudantes, seus problemas e reclamações e junto com a diretoria chegarmos a soluções para todos nós”, explicou.

O Câmpus Joinville esteve representado na Plenária pelo aluno Lucas Gabriel Motta, que ficou bastante animado com a organização do evento, assuntos discutidos e experiência adquirida. “Tivemos debates sobre meio ambiente e crise hídrica, assistência estudantil, cultura, esporte e movimento estudantil, entre outros. Foi uma oportunidade excelente para conhecer outros grêmios de escolas técnicas de todo o país, principalmente de outros institutos federais, e de entender a situação do ensino técnico”, contou.

Lucas também destacou a importância de conhecer os representantes dos grêmios dos outros câmpus do IFSC, com quem compartilhou experiências que vão ajudar na reestruturação do grêmio no Câmpus Joinville. O grupo do IFSC também teve representantes dos câmpus Criciúma, Florianópolis, Lages e Palhoça Bilíngue, que já tem grêmios bem estruturados.

Filipe Teixeira D’Ávil e Talita Porton Casagrande (Câmpus Criciúma)
Karinny Simas Peixoto e Alexandra Gabriela de Melo (Câmpus Florianópolis)
Karolin Mafra Tarter e Leonardo Nascimento (Câmpus Gaspar)
Lucas Gabriel Motta (Câmpus Joinville)