Servidores debatem sobre identidade e desafios do Câmpus Geraldo Werninghaus

20. fevereiro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

Conhecer o passado para refletir e planejar o futuro do câmpus. Esse foi o principal objetivo da mesa-redonda realizada nesta quarta-feira (18) no Câmpus Geraldo Werninghaus, que abordou desde a criação do Centro Politécnico Geraldo Werninghaus (Cepeg) até a implementação do câmpus e as metas institucionais. O evento teve a participação de três palestrantes e contou com a presença de aproximadamente 70 servidores.

Para introduzir os participantes do evento sobre a identidade do Câmpus Geraldo Werninghaus, o professor Marcos Aurélio Neves, do Câmpus Florianópolis, apresentou os principais fatos que marcaram a constituição do novo câmpus nas últimas duas décadas. “Foi um período marcado por muitas mudanças nas políticas públicas, as quais interferiram diretamente na condução da implantação do Centro Politécnico e, posteriormente, do próprio câmpus”, explicou. Parte da história de constituição do câmpus pode ser conferida na dissertação do professor, disponível aqui.

Também convidado para a mesa-redonda, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFSC, Andrei Cavalheiro, apresentou questões relativas à identidade institucional, à gestão, ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e à importância do trabalho desenvolvido pelos servidores. “Nossa identidade é o que somos, o trabalho que fazemos e o resultado desse trabalho. Temos que ser uma instituição de excelência para todos”, afirmou.

Já a ex-professora do Câmpus Geraldo Werninghaus, Kleny Pires do Amaral, fez um relato das conquistas e dos desafios pessoais que enfrentou ao longo de 44 anos de docência e 32 anos de trabalho em instituições federais. “Eu encontrei na sala de aula a melhor forma de servir ao meu país. Por isso que sou funcionária pública: para fazer o que precisa ser feito, nas condições em que for possível fazê-lo”, contou. Kleny também foi aluna do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e professora do IFBA e do Câmpus Joinville.

De acordo com o coordenador Pedagógico do câmpus, Evandro Belmiro da Silva, a escolha dos temas abordados pelos palestrantes foi motivada, principalmente, pela chegada de novos servidores nos últimos dois anos e pela vigência do PDI até ano de 2019. “É preciso que conheçamos nossa história para, a partir dela, agirmos sobre o nosso futuro. Além disso, cada servidor precisa se reconhecer como parte do grupo, inclusive com responsabilidades sobre o câmpus”, disse.

A mesa-redonda fez parte do projeto de formação organizado pela Coordenadoria Pedagógica do câmpus. Clique aqui e confira fotos do evento.