Alunos e professores do IFSC divulgam a robótica na região Oeste

26. fevereiro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

Montar robôs no curso de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Chapecó e realizar competições entre eles foram as propostas do projeto Mostra Itinerante de Robótica, aprovado pelo edital Universal de 2012, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O projeto foi desenvolvido ao longo dos últimos dois anos e há previsão de que as mostras continuem em eventos do IFSC abertos à comunidade.

robotica1O principal objetivo da mostra itinerante era divulgar a robótica no Oeste do estado e oferecer uma atividade de extensão aos alunos. Segundo o coordenador do projeto, professor Luis Fernando Pozas, havia poucas competições acadêmicas de robótica na região, no início do projeto, em 2012, e as iniciativas não tinham continuidade. Ao fim de 2014, havia aumentado a interação entre grupos de robótica da região e estava consolidada uma rede de contatos.

Cerca de 30 alunos participaram, com mais seis professores, da execução do projeto. Na pesquisa bibliográfica, fase inicial, foram descobertas quais eram as modalidades de competições de robótica e seus desafios. “Optamos em participar das competições de sumô, onde dois robôs são colocados numa arena e vence o que conseguir deslocar para fora o oponente”, conta Pozas. A escolha se deveu à facilidade de montagem e de transporte dos robôs e a seu baixo peso, já que nesta categoria entram robôs que tenham de 25g a 3kg. As principais características a serem trabalhadas eram a tração, agilidade, robustez, aderência à arena e estratégias de ataque e defesa.

A equipe também reuniu informações sobre as peças e componentes dos robôs de sumô e como obter o material necessário para sua construção, como baterias, alumínio, aço e borrachas. A montagem dos robôs atrasou pela dificuldade em adquirir os componentes e encontrar fornecedores, por vezes fora da região de Chapecó e até mesmo no exterior. Foram gastos quase cinco meses na aquisição de peças, montagem de dois robôs (sendo um autônomo e o outro radiocontrolado) e realização de testes. Em aproximadamente 15 dias, foi construída uma arena móvel onde acontecem as competições.

robotica2Foram realizadas competições em feiras de ciências, nas edições de 2013 e 2014 da Feira de Conhecimento, Cultura e Educação (Face), Evento de Extensão à Comunidade em São Miguel do Oeste e dentro do câmpus do IFSC em eventos abertos e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além das competições, os alunos fizeram apresentações sobre os robôs, as estratégias e a área de robótica em geral.

As atividades atraíram estudantes de ensino médio e universitários de toda a região, que demonstraram interesse pela área ao fazerem perguntas e responderem os questionários aplicados pela equipe. “Para os potenciais candidatos a ser alunos do curso, as mostras trouxeram a oportunidade de trazê-los para perto do curso, para que eles percebessem que tipos de atividade se enquadram no tema Controle e Automação, e que oportunidades o curso oferece para os que já são estudantes”, relata o coordenador do projeto.

Fonte: Jéssica Trombini – Assessoria da Fapesc