Cerimônia de entrega dos certificados dos cursos FIC movimenta o Câmpus Palhoça Bilíngue
27. fevereiro 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Matérias
Em evento realizado no último dia 25, dos quase 160 concluintes dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), realizados no segundo semestre de 2014, cerca de 60 receberam os seus certificados. Os 11 cursos representados foram: Informática Básica; Libras Básico, Libras Intermediário, Libras Avançado; Linguagem, Estética e História do Cinema; Português como Segunda Língua para Surdos; Fundamentos de Linguagens de Programação para Multimídia; Produção e Edição de Vídeos, Edição de Imagens: Fotografia Digital, Editor de Vídeo e Editor de Animação.
Na solenidade, além dos estudantes, amigos, familiares e servidores, esteve presente, representando a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina, Maria Clara Kaschny Schneider, a Pró-Reitoria de Administração, Elisa Flemming Luz, que pautou o seu discurso na perspectiva da diferença e destacou a importância da realização deste tipo de formação.
A pró-reitora, juntamente com o representante do diretor-geral do câmpus, Paulo Cesar Machado; o Coordenador do Itinerário de Educação Bilíngue, Fábio Irineu da Silva; e a Coordenadora do Itinerário de Multimídia, Laíse Miolo de Moraes, fizeram a entrega dos certificados para os concluintes presentes.
Na ocasião, os estudantes foram homenageados com uma apresentação de músicas instrumentais, realizada pela professora Edilena Frazão e pelo servidor Jefferson Leme, as quais foram interpretadas em Libras pela aluna do curso técnico em Tradução e Interpretação, Karizy Fernandes. As canções foram “Aquarela”, de Toquinho, e “É preciso saber viver”, de Roberto Carlos.
Os FICs são cursos de qualificação profissional, geralmente com duração entre 60 e 80 horas, que visam o aperfeiçoamento e a atualização profissional, sendo uma oportunidade de o aluno, em diferentes níveis de escolaridade, desenvolver as competências necessárias para ingresso ou reingresso no mercado de trabalho.
“Eu sou professora e já tive alguns alunos surdos e, às vezes, me sentia incapaz pelo fato de não conseguir me comunicar com eles. Hoje, além de já conseguir interagir, eu aprendi várias coisas a respeito da cultura dos surdos e das suas lutas pela causa”, declarou Lidiane Andrade, concluinte do curso de Libras Básico e, atualmente, matriculada no Libras Intermediário.


Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Página no Facebook
Canal no Youtube
Página no Linked-In