Começam duas novas turmas de Promotor de Vendas pelo Pronatec EJA
27. fevereiro 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Joinville, Eventos, MatériasMoradores dos bairros Ulysses Guimarães e Jardim Paraíso, em Joinville, têm um incentivo a mais para voltar a estudar e concluir o ensino fundamental. Foram realizadas, nesta semana, as aulas inaugurais do curso de Promotor de Vendas nas escolas municipais Amador Aguiar e Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, que, por meio do Programa Nacional do Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), une o conteúdo didático à qualificação profissional.
Ao final de dois anos, os alunos sairão com o diploma do 6º ao 9º ano e de promotor de vendas. A parte de formação geral é de responsabilidade da escola e a parte técnica, de seis horas semanais, está a cargo do IFSC. O mesmo curso está em andamento desde o ano passado na Escola Municipal Valentim João da Rocha, no Bairro Vila Nova. Cada turma tem 33 alunos.
O curso, que está sendo ofertado pelo Câmpus Joinville em parceria com a Prefeitura Municipal, tem como objetivo oportunizar aos alunos o conhecimento de ferramentas que possibilitem seu ingresso no mercado de trabalho, facilitando a compreensão de técnicas de vendas e do planejamento estratégico adotado no mercado. “É um curso que pode dar início a uma carreira”, explicou a coordenadora do Pronatec no Câmpus Joinville, Luciana Maciel.
Ao falar com os alunos, a coordenadora da EJA da Secretaria Municipal de Educação, Josiani Machado, ressaltou o privilégio de se concluir os estudos do ensino fundamental com uma qualificação profissional no currículo. “Vocês vão receber o melhor da educação básica e o melhor da educação profissional”, enfatizou.
Oportunidades
Joana Domingues Reiguel, de 35 anos, escolheu o curso para retomar os estudos, depois de vinte anos longe dos bancos escolares, ao perder uma grande proposta de emprego por não ter o ensino médio completo, mesmo com experiência de mais de dez anos em restaurante e mercado, na área de atendimento. Motivada a estudar, ela procurou a Escola Amador Aguiar para terminar o ensino fundamental, onde ficou sabendo sobre o curso de Promotor de Vendas e não perdeu tempo.
“Acordei pra vida. Vou terminar este curso e depois vou fazer o ensino médio. Quero seguir nesta área e continuar me aperfeiçoando”, explicou Joana, que parou de estudar na 6ª série porque morava no interior e o ônibus nem sempre passava. Logo depois ela casou e teve duas filhas, dificultando ainda mais a continuação dos estudos.
Há quatro meses, ele conseguiu um emprego como vendedora em uma loja de utilidades domésticas e já está tirando proveito das primeiras aulas. “O curso está me ajudando muito nesta nova área. Estou mais segura para abordar os clientes e correndo atrás para aprender tudo, conhecer os produtos e melhorar o meu atendimento”, falou entusiasmada.
Para Elwis Luís Cardoso Pereira, de 17 anos, também do Bairro Ulysses Guimarães, o curso é uma oportunidade para o futuro. “Quero ter uma profissão, um bom trabalho e uma renda melhor”, ressaltou o estudante. O pai, Antonio Carlos Pereira, 60 anos, fez questão de participar da aula inaugural para incentivar ainda mais o filho. Ele é eletricista e sabe a importância de se ter um curso profissionalizante. “Se não aprender uma profissão, ele não vai conseguir construir nada para o futuro”, lembrou.
Na Escola Rosa Maria Berezoski, no Jardim Paraíso, a expectativa dos novos alunos quanto ao curso também é grande. Gabriel Campos Rodrigues tem 16 anos e sonha em fazer a faculdade de Direito. “Fiquei interessado no curso porque tem a parte profissionalizante, que vai me ajudar a entrar mo mercado de trabalho e também nos estudos. Muita coisa que a gente vê aqui vai poder usar depois, até na faculdade”, comentou Gabriel.
“Estamos fazendo uma grande parceria com o IFSC. É a escola pública aliando educação e oportunidades de trabalho”, ressaltou a diretora da Escola Amador Aguiar, Elhoni Sallete Fernandes. “As oportunidades nos são dadas e temos que aproveitar”, completou o diretor da Escola Rosa Maria Berezoski, José Adelir de Oliveira, lembrando aos alunos que só quem está preparado tem condições de abraçar as melhores possibilidades.


Perfil no Instagram
Página no Facebook
Canal no Youtube
Página no Linked-In
Perfil no Twitter