Começam duas novas turmas de Promotor de Vendas pelo Pronatec EJA

27. fevereiro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Eventos, Matérias

Moradores dos bairros Ulysses Guimarães e Jardim Paraíso, em Joinville, têm um incentivo a mais para voltar a estudar e concluir o ensino fundamental. Foram realizadas, nesta semana, as aulas inaugurais do curso de Promotor de Vendas nas escolas municipais Amador Aguiar e Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, que, por meio do Programa Nacional do Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), une o conteúdo didático à qualificação profissional.

Ao final de dois anos, os alunos sairão com o diploma do 6º ao 9º ano e de promotor de vendas. A parte de formação geral é de responsabilidade da escola e a parte técnica, de seis horas semanais, está a cargo do IFSC. O mesmo curso está em andamento desde o ano passado na Escola Municipal Valentim João da Rocha, no Bairro Vila Nova. Cada turma tem 33 alunos.

O curso, que está sendo ofertado pelo Câmpus Joinville em parceria com a Prefeitura Municipal, tem como objetivo oportunizar aos alunos o conhecimento de ferramentas que possibilitem seu ingresso no mercado de trabalho, facilitando a compreensão de técnicas de vendas e do planejamento estratégico adotado no mercado. “É um curso que pode dar início a uma carreira”, explicou a coordenadora do Pronatec no Câmpus Joinville, Luciana Maciel.

Ao falar com os alunos, a coordenadora da EJA da Secretaria Municipal de Educação, Josiani Machado, ressaltou o privilégio de se concluir os estudos do ensino fundamental com uma qualificação profissional no currículo. “Vocês vão receber o melhor da educação básica e o melhor da educação profissional”, enfatizou.

Oportunidades

Joana Domingues Reiguel, de 35 anos, escolheu o curso para retomar os estudos, depois de vinte anos longe dos bancos escolares, ao perder uma grande proposta de emprego por não ter o ensino médio completo, mesmo com experiência de mais de dez anos em restaurante e mercado, na área de atendimento. Motivada a estudar, ela procurou a Escola Amador Aguiar para terminar o ensino fundamental, onde ficou sabendo sobre o curso de Promotor de Vendas e não perdeu tempo.

“Acordei pra vida. Vou terminar este curso e depois vou fazer o ensino médio. Quero seguir nesta área e continuar me aperfeiçoando”, explicou Joana, que parou de estudar na 6ª série porque morava no interior e o ônibus nem sempre passava. Logo depois ela casou e teve duas filhas, dificultando ainda mais a continuação dos estudos.

Há quatro meses, ele conseguiu um emprego como vendedora em uma loja de utilidades domésticas e já está tirando proveito das primeiras aulas. “O curso está me ajudando muito nesta nova área. Estou mais segura para abordar os clientes e correndo atrás para aprender tudo, conhecer os produtos e melhorar o meu atendimento”, falou entusiasmada.

Para Elwis Luís Cardoso Pereira, de 17 anos, também do Bairro Ulysses Guimarães, o curso é uma oportunidade para o futuro. “Quero ter uma profissão, um bom trabalho e uma renda melhor”, ressaltou o estudante. O pai, Antonio Carlos Pereira, 60 anos, fez questão de participar da aula inaugural para incentivar ainda mais o filho. Ele é eletricista e sabe a importância de se ter um curso profissionalizante. “Se não aprender uma profissão, ele não vai conseguir construir nada para o futuro”, lembrou.

Na Escola Rosa Maria Berezoski, no Jardim Paraíso, a expectativa dos novos alunos quanto ao curso também é grande. Gabriel Campos Rodrigues tem 16 anos e sonha em fazer a faculdade de Direito. “Fiquei interessado no curso porque tem a parte profissionalizante, que vai me ajudar a entrar mo mercado de trabalho e também nos estudos. Muita coisa que a gente vê aqui vai poder usar depois, até na faculdade”, comentou Gabriel.

“Estamos fazendo uma grande parceria com o IFSC. É a escola pública aliando educação e oportunidades de trabalho”, ressaltou a diretora da Escola Amador Aguiar, Elhoni Sallete Fernandes. “As oportunidades nos são dadas e temos que aproveitar”, completou o diretor da Escola Rosa Maria Berezoski, José Adelir de Oliveira, lembrando aos alunos que só quem está preparado tem condições de abraçar as melhores possibilidades.