Presidente da Colorminas ministra aula inaugural do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Criciúma

27. fevereiro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Eventos, Matérias

aulainaugural01criPara marcar o início das aulas do primeiro curso superior do Câmpus Criciúma, a direção convidou o presidente da Colorminas, Rogério Arns Sampaio, para ministrar a aula inaugural, realizada nesta terça-feira (24). Sampaio é engenheiro mecânico e está no mercado há quase 40 anos. Já atuou na direção de grandes empresas como Cecrisa, Porto Belo e Vectra e atualmente, está à frente da Colorminas, empresa que atua no segmento de minerais industriais. “Essa é a primeira vez que eu participo de uma aula inaugural. Estou muito orgulhoso e honrado e espero acompanhar o crescimento do curso. Ele é muito importante para o desenvolvimento da nossa região, principalmente, em um momento em que Criciúma precisa se destacar pelas tecnologias que produz”.

aulainaugural2criAlém de contar sua experiência pessoal, Sampaio falou sobre a importância do profissional de engenharia para o crescimento do país e da região. “A força de uma economia pode ser medida pelo número de engenheiros que ela tem. O Brasil ainda ainda tem poucos profissionais nessa área e precisamos investir na formação de mais engenheiros”.

Sampaio também ressaltou a importância de se trabalhar o empreendedorismo nos cursos de engenharia. “O engenheiro tem como uma de suas funções criar e melhorar processos e nesse sentido é importante que ele seja incentivado a empreender. Eu vejo a Mecatrônica como uma área promissora porque ela acaba por juntar ramos da engenharia que trabalhavam de forma desintegrada. Antes para desenvolver um sistema um engenheiro eletrecista trabalhava em uma sala para resolver a parte elétrica enquanto que o engenheiro mecânico trabalhava em outra. Com a Mecatrônica a concepção dessa forma de trabalho muda, porque o mesmo profissional tem condições de desenvolver tanto a parte elétrica quanto a mecânica”.

engenharia mecatronica 022A aula do presidente da Colorminas foi bastante inspiradora para os futuros engenheiros. “O Rogério nos apresentou a sua própria experiência como engenheiro, mas falou também sobre a parte técnica e os desafios que iremos encontrar nesses cinco anos de jornada do curso. Foi muito legal e empolgante”, avalia Alex da Silva, aluno do curso de Engenharia Mecatrônica.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.