IFSC e Prefeitura negociam doação de terrenos para ampliação do Câmpus Joinville

4. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

reunio reitoria 04-04-2015 33A ampliação do Câmpus Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está mais próxima da sua concretização. Em reunião na Prefeitura de Joinville, na manhã desta quarta-feira (4), o prefeito Udo Döhler confirmou à reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, e ao diretor-geral do câmpus, Maurício Taques, que a prefeitura vai encaminhar o projeto de lei para doação de dois terrenos ao IFSC, com vistas à construção dos blocos 6 e 7. O projeto será encaminhado à Procuradoria e, posteriormente, à Câmara de Vereadores para aprovação.

reunio reitoria 04-04-2015 18

A confirmação foi recebida com alegria pelo IFSC, que pleiteia a doação destes terrenos desde 2008. Neste período, o processo passou por diversas fases até a efetiva incorporação dos lotes à Prefeitura, cujo registro saiu somente no mês de janeiro deste ano. O IFSC acompanhou e norteou todo processo, desde a declaração de utilidade pública até a desapropriação efetiva, levando em conta os prazos de levantamento topográfico, concordância dos proprietários confrontantes e registros nos órgãos oficiais.

A reitora Maria Clara agradeceu o empenho da administração municipal e ressaltou a importância do ato para o crescimento do IFSC. “Joinville comporta um grande câmpus e estamos trabalhando nesta direção”, enfatizou. De sua parte, o prefeito Udo Döhler lembrou que o município prioriza os investimentos em educação e que trabalha para o fortalecimento de parcerias nesta área. “Na data de hoje, o IFSC dá um grande passo para se consolidar ainda mais em Joinville”, comemorou o diretor Maurício Taques.

reunio reitoria 04-04-2015 31

Atualmente, o Câmpus Joinville conta com uma estrutura de 13 mil metros quadrados, divididos em cinco blocos, e, além de salas de aula e quadra poliesportiva, tem vários laboratórios para aulas práticas de Elétrica, Eletroeletrônica, Mecânica, Robótica e Enfermagem. Com 1.400 alunos nos cursos regulares, a ocupação das salas é de 90% durante o dia e chega a 100% no período noturno, o que justifica a necessidade urgente de ampliação.

O terreno ao lado do Bloco 5, de frente para a Rua Jaó, com 2.160 metros quadrados, será usado para a construção do Bloco 6, que vai comportar oito salas de aula e a biblioteca. Já o terreno na Rua Pavão, de 840 metros quadrados, vai abrigar o Bloco 7, que prevê a construção de salas administrativas e um auditório para aproximadamente 350 lugares.