Nova edição do Projeto IFSC Cinema começa nesta sexta-feira no Câmpus Lages

5. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

Começa nesta semana mais uma edição do Projeto IFSC Cinema, que promove a exibição de filmes em sessões comentadas e conta com a parceria da Fundação Cultural de Lages. De março a junho deste ano, serão exibidos oito filmes para alunos de escolas do Ensino Médio de Lages.

O Coordenador do projeto, professor Tiago Ribeiro, explica que nesta nova etapa serão exibidos filmes brasileiros e estrangeiros (não americanos) premiados em festivais importantes, como Cannes e Berlim, porém, de difícil acesso ao público brasileiro. “Como é nosso objetivo, procuramos filmes que abordem temas ligados ao gênero, à sexualidade, aos conflitos sociais e às minorias de qualquer lugar do mundo, para que os alunos tenham acesso a filmes produzidos fora do eixo norte-americano, como é o caso de dois filmes produzidos por países do Oriente Médio”, explica Tiago.

Os filmes serão exibidos em sua maioria no auditório do Câmpus Lages do IFSC. As sessões dos dias 20/03, 08/05 e 26/06 ocorrerão no auditório da Fundação Cultural, parceira no projeto, que conta com as bolsitas Letícia de Abreu Dutra e Mayne de Souza.

Preciosa

Nesta sexta-feira, haverá a exibição do filme “Preciosa” (Direção de Lee Daniels), que conta a história de uma adolescente que sofre uma série de privações durante sua juventude, quando foi violentada pelo pai e abusada pela mãe. A sessão iniciará às 14h30 no auditório do Câmpus Lages e receberá alunos do ensino médio da Escola Estadual São Judas Tadeu. A sessão também faz parte das atividades da instituição em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

O Projeto

O Projeto de Extensão IFSC Cinema tem a intenção de apresentar à comunidade filmes de arte, que não integram o circuito comercial das salas de cinema de Lages e da região. O projeto visa discutir esses filmes a partir de perspectivas variadas, como cultura, raça, gênero, poder e sexualidade. Aqueles que tiverem interesse em receber uma sessão ou ciclo do projeto, podem entrar com contato com o professor Tiago Ribeiro no telefone 3221-4247.

Programação completa desta etapa (com as respectivas escolas participantes).

1) “Praia do Futuro” (Brasil, Alemanha, 2014) – Direção de Karim Aïnouz
Participação especial dos alunos da ESCOLA ZULMIRA AUTA DA SILVA
Onde: Auditório da Fundação Cultural de Lages
Quando: 20/03, às 14h30

Donato trabalha como salva-vidas. Seu irmão caçula, Ayrton, tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad, um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. É quando Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim.

2) “A pele que habito” (Espanha, 2011) – Direção de Pedro Almodóvar
Participação especial dos alunos da ESCOLA BELISÁRIO RAMOS
Onde: Auditório do IFSC-Câmpus Lages
Quando: 10/04, às 9h

Roberto é um conceituado cirurgião plástico, que vive com a filha Norma. Ela possui problemas psicológicos causados pela morte da mãe, que teve o corpo inteiramente queimado após um acidente de carro e, ao ver sua imagem refletida na janela, se suicidou. O médico de Norma acredita que esteja na hora dela tentar a socialização com outras pessoas e, com isso, incentiva que Roberto a leve para sair. O cirurgião pensa que a filha foi estuprada e elabora um plano para se vingar do suposto estuprador.

3) “Hoje eu quero voltar sozinho” (Brasil, 2014) – Direção de Daniel Ribeiro
Participação especial dos alunos da ESCOLA BELISÁRIO RAMOS
Onde: Auditório do IFSC-Câmpus Lages
Quando: 24/04, às 14h30

Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sobre sua sexualidade.

4) “Polissia” (França, 2012) – Direção de Maïwenn
Participação especial dos alunos da ESCOLA JOSÉ PINTO SOMBRA
Onde: Auditório da Fundação Cultural de Lages
Quando: 08/05, às 14h30

Diariamente, um grupo especializado da polícia francesa precisa lidar com duros crimes envolvendo crianças. A rotina envolve prisão de pedófilos, interrogação de pais abusivos e o confronto com menores infratores. Dentro deste universo, a vida privada de cada policial encontra pouco espaço, apesar de ser difícil manter o equilíbrio entre as duas partes. Essa dinâmica sofre sérias mudanças quando Melissa, uma fotógrafa enviada pelo Ministério do Interior, passa a acompanhar as missões.

5) “Quando vi você” – título original: “When I Saw You” (Palestina, Jordânia, Grécia e Emirados Árabes Unidos, 2012) – Direção de Annemarie Jacir
Participação especial dos alunos da ESCOLA JOSÉ PINTO SOMBRA
Onde: Auditório do IFSC-Câmpus Lages
Quando: 22/05, às 14h30

Ghaydaa e seu filho Tarek, de 11 anos, junto com outros milhares de refugiados, cruzaram a fronteira da Jordânia com a Palestina, em 1967. Eles foram levados a campos de refugiados temporários, onde, aparentemente, não podem fazer nada além de esperar. No entanto, Tarek não se acostuma a essa vida rural. Ele também quer reencontrar o pai e procura uma saída.

6) “Elefante Branco” (Argentina, França, Espanha, 2012) – Direção de Pablo Trapero
Participação especial dos alunos da ESCOLA MARIA QUITÉRIA
Onde: Auditório do IFSC-Câmpus Lages
Quando: 12/06, às 14h30

O padre Julián e o padre Nicolás trabalham ajudando os menos favorecidos na favela de Villa Virgen, periferia de Buenos Aires. O local é um antro de violência e miséria. A polícia corrupta e os próprios sacerdotes da Igreja nada fazem para mudar essa realidade e os dois clérigos terão de por suas próprias vidas em risco para continuar do lado dos mais pobres.

7) “Além da Fronteira” (Israel, EUA, Palestina, 2013) – Direção de Michael Mayer
Participação especial dos alunos da ESCOLA MARIA QUITÉRIA
Onde: Auditório da Fundação Cultural de Lages
Quando: 26/06, às 14h30

Nimer, um estudante palestino, e Roy, um advogado israelense, apaixonam-se desde a primeira vez em que se encontram. À medida em que a relação dos dois se desenvolve, Nimer tem de lidar com sua família conservadora e com sua condição de palestino morando em Israel. A situação piora quando um amigo próximo é capturado em Tel Aviv e assassinado na Cisjordânia.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.