Conheça o PDI: Primeiro capítulo estabelece missão, visão e valores do IFSC

6. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

O Link Digital começa a partir desta edição uma série de matérias sobre novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC, que entrou em vigor neste ano e tem validade até 2019. Construído coletivamente, com participação de servidores e alunos, o PDI é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição para o estabelecimento de objetivos, metas e estratégias para suas ações em um horizonte de cinco anos.

Em seu primeiro capítulo, o PDI trata do perfil institucional do IFSC. Há um texto de apresentação da instituição, histórico do IFSC e a missão, visão e valores da instituição. A missão (frase que sintetiza o propósito para o qual instituição existe) e a visão (frase que indica qual o caminho que a instituição pretende seguir e objetivos que quer alcançar) foram propostas por uma comissão de servidores em 15 agosto de 2013, no Câmpus São José.

O trabalho do grupo foi conduzido pelo servidor Paulo Vítor Tavares, administrador e consultor na área de planejamento estratégico atualmente lotado no Câmpus Florianópolis, que utilizou sua metodologia para analisar o que a instituição faz e como deseja intervir na sociedade. “A partir desse ponto de vista, pensamos no planejamento estratégico do IFSC e nas soluções que o instituto representa para a sociedade e que pode oferecer aos seus públicos”, disse Paulo à época.

As contribuições coletadas junto à comunidade na consulta pública preliminar e no Seminário do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), a Lei 11.892/2008 e a Política de Comunicação do IFSC serviram de base para a construção da missão e da visão. Foram elaboradas alternativas de redação para a missão e a visão, disponibilizadas para apreciação da comunidade.

Quanto aos valores, a Comissão Temática usou material coletado na consulta pública e do novo PPI para propor uma relação de valores, a qual foi encaminhada à Comissão Central e ao Consup para apreciação. Os valores foram aprovados juntamente ao restante do capítulo um e do PPI, em maio de 2014.

SAMSUNGMissão

A atual missão do IFSC definida no PDI é “promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural”. O destaque à promoção da inclusão logo no início do texto indica que essa é uma preocupação já internalizada pela comunidade interna, na opinião da reitora Maria Clara Kaschny Schneider, uma vez que os próprios servidores propuseram e aprovaram a redação.

“A preocupação em promover a inclusão social vem desde a criação de nossa instituição. Quando registramos isso na nossa missão, deixamos claro para a sociedade e para nós que esse é um norte, um caminho a seguir, uma prioridade para o IFSC”, comenta Maria Clara.

Outra novidade na missão em relação a sua versão anterior é indicar que o IFSC tem como um de seus objetivos contribuir para o desenvolvimento cultural. “Isso desfaz a dicotomia que algumas vezes é criada entre a cultura e a ciência e tecnologia. O ser humano precisa ter uma formação completa, por inteiro, e a cultura é importante para isso”, completa a reitora.

Visão

A visão do IFSC coloca que o Instituto Federal quer ser, até 2019, “instituição de excelência na educação profissional, científica e tecnológica, fundamentada na gestão participativa e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Em relação a visão anterior, a principal diferença é a inclusão da gestão participativa e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

“Quando surge a gestão participativa na nossa visão, isso mostra que ela está assimilada por todos na instituição. E a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é o que traz uma condição de aprendizado completo para os alunos”, diz Maria Clara.

Valores

O PDI lista, ainda, seis valores os quais o IFSC deve prezar, que são: ética, compromisso social, equidade, democracia, sustentabilidade e qualidade. Isso significa que o comportamento de todos na instituição deve se pautar por esses valores. “Nós já tínhamos esses valores internalizados, mas eles não estavam escritos”, afirma Maria Clara.

A ética à qual o PDI refere-se está pautada em transparência, justiça social, solidariedade e responsabilidade com o bem público. Já o compromisso social baseia-se em reconhecer diferenças históricas, econômicas, culturais e sociais. A equidade exige que relações sociais e processos de gestão sigam os princípios de justiça e igualdade.

A democracia, de acordo como documento, está ligada aos princípios de liberdade, participação, corresponsabilidade e respeito à coletividade. A sustentabilidade deve ser tanto social como ambiental. Por fim, a qualidade está “pautada no princípio de dignificação humana, por meio do trabalho, do conhecimento e do aprimoramento das relações individuais e sociais”.

Divulgação da missão, visão e valores

Começou na sexta, dia 6, uma campanha de divulgação da missão, da visão e dos valores do IFSC. Banners contendo as redações da missão e da visão e a lista de valores foram produzidos pela Diretoria de Comunicação foram colocados na Reitoria e serão enviados na semana dos dias 9 a 13 para os câmpus. “Conhecer nossa missão, visão e valores fortalece a identidade do IFSC. Temos que conhecê-los e atuar conforme está colocado”, destaca a reitora Maria Clara Kaschny Schneider.

Os comenários não estão permitidos.