Comemoração do Dia da Mulher tem programação especial no Câmpus Canoinhas

12. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

semana da mulher 4 (1)A comemoração do Dia Internacional da Mulher, lembrado no último domingo, 8 de março, ganhou uma programação extensa no Câmpus Canoinhas. Os eventos tiveram início no dia 5 e seguem até a próxima sexta (13), com uma agenda diversificada para contemplar a comunidade escolar feminina, formada por alunas e servidoras.

O cuidado com a saúde foi o tema do primeiro dia da programação, quando a enfermeira Rafaela Ciupka Valim falou sobre saúde da mulher e da família para as alunas dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec). A educadora física Tânia Dreher encerrou a agenda de quinta com uma sessão de atividades laborais. A importância da atividade física voltou à programação nesse domingo, com a participação do IFSC na décima edição da Caminhada da Mulher, realizada pela Prefeitura Municipal.

Durante esta semana, a agenda de eventos ganhou o reforço de alunos e ex-alunos para dar mais brilho à comemoração. Os cuidados com a beleza e a valorização da autoestima foram temas de duas oficinas de automaquiagem, nesta segunda (9), uma no período da tarde e outra à noite. As demonstrações foram feitas por alunas que já encerraram o curso de Maquiador, pelo Pronatec, com o auxílio de atuais alunas do curso. Amanhã (11), a oficina será de autopenteado, às 15h20 e às 20h20, também com egressas e alunas do Pronatec, do curso de Cabeleireiro.

semana da mulher 2A parte cultural da semana em comemoração ao Dia da Mulher foi reservada para hoje e quinta (12), com homenagens dos alunos, através de músicas, poesias, exibição de vídeos e exposição de fotografias, nos espaços de convivência.

No último dia, a programação revela o lado sério das questões femininas e destaca as lutas que ainda precisam ser vencidas na caminhada pela igualdade de gênero. A assistente social Patrícia Moraes e o psicólogo Rafael Castanho, do Câmpus Canoinhas, vão falar sobre os tipos de violência a que as mulheres estão sujeitas, as formas de prevenção e atendimento e a legislação aplicável nos casos na palestra “Violência de gênero e papéis sociais”.

“Nosso objetivo com a programação é fazer uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, a preocupação com a saúde e as formas de violência, aliando a tudo isso oficinas de beleza e atividades culturais para contemplar a diversidade do universo feminino”, explicou o psicólogo.

Tags: