Teatro Playback coloca as mulheres em cena no Câmpus Joinville

12. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Eventos, Matérias

apresentao playback 12-03-2015 12Alegrias, saudades, dores, medos e sonhos. Os sentimentos e histórias de mulheres reais foram encenados pela Companhia Teatral Dionisos, nesta quinta-feira (12), no Câmpus Joinville, dentro da programação alusiva às comemorações do Dia da Mulher, celebrado no último dia 8. Com o tema Mulheres em Cena, a apresentação integrou o circuito do projeto Circulação de Teatro Playback, em que os atores improvisam histórias contadas pelo público.

Alunas dos cursos do programa Mulheres Mil, ofertado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), alunos de cursos técnicos, servidoras e trabalhadoras da empresa prestadora de serviços no Câmpus prestigiaram a apresentação e contribuíram com depoimentos para as encenações.

Rosvita Zonta Miranda, de 62 anos, e Maria da Graça Conrat, de 63, foram duas alunas Mulheres Mil que tiveram suas histórias contadas pelo elenco e emocionaram o público pelos exemplos de superação, como mulheres, mães e esposas.

apresentao playback 12-03-2015 67Graça, que está em seu segundo casamento há 14 anos, contou seu sonho de se casar vestida de noiva, sua experiência traumática com o primeiro marido e a relação difícil com uma das filhas. Toda história foi encenada de forma poética pelo grupo, o que a sensibilizou ainda mais. “Foi uma experiência bem legal. Eles são muito criativos. Adorei cada detalhe”, elogiou.

Com o marido internado devido a problemas cardíacos, dona Rosvita, que obteve autorização para manter o celular ligado durante o espetáculo, falou sobre sua vida de 42 anos de casada, a dedicação ao marido doente há mais de vinte anos e a preocupação constante com a família. “Vivi e revivi minha vida inteira em questão de minutos. Foi como se pudesse me ver pelo lado de fora”, explicou.

apresentao playback 12-03-2015 24Embora acostumado com a confiança do público no compartilhamento de suas histórias, o diretor da Companhia Dionisos, Silvestre Ferreira, que fez o papel de condutor do espetáculo, incentivando a participação das mulheres e investigando os detalhes de cada história, ficou surpreso com a entrega das expectadoras. “Foi uma apresentação verdadeira e de entrega, com histórias generosas”, avaliou.

O projeto Circulação de Teatro Playback é contemplado pelo Edital de Concurso de Apoio à Cultura da Fundação Cultural de Joinville/Fundo Municipal de Incentivo à Cultura do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura. Com o tema Mulheres em Cena, o circuito prevê a realização de sete apresentações neste mês de março, todas gratuitas.

apresentao playback 12-03-2015 136Ficha Técnica:
Condutor: Silvestre Ferreira
Atores: Andréia Malena Rocha, Clarice Steil Siewert e Eduardo Campos
Músico: Vinícius Ferreira

Tags:

Os comenários não estão permitidos.