Câmpus Tubarão e Prefeitura de Jaguaruna ofertam curso Pronatec Mulheres Mil de confecção de bijuterias

13. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Tubarão, Matérias

Mulheres_Mil_tubMoradoras de Jaguaruna estão aprendendo a transformar sementes e materiais reciclados em lindas bijuterias. São 24 alunas do curso Pronatec Mulheres Mil de Confeccionador de Bijuterias. O curso está sendo ofertado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), através do programa Pronatec Mulheres Mil, e conta com o apoio da prefeitura de Jaguaruna. “A proposta é que a confecção das peças signifique uma renda extra para elas. O curso terá duração de seis meses e será ministrado por professores especialistas em design de bijuterias”, explica Fabiula de Almeida, coordenadora-adjunta do Pronatec no Câmpus Tubarão do IFSC.

A aula inaugural foi realizada em dezembro, mas os encontros semanais só começaram em 24 de fevereiro e estão sendo realizados na sede da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol). Além das aulas de confecção de bijuterias, as alunas terão aulas de matemática, para aprender a calcular o preço das peças produzidas, de português, informática e de economia solidária onde receberão capacitação para montar uma cooperativa.

Valdete Salvan nunca tinha feito bijuterias antes, mas já tem experiência em artesanato e costura. “Eu estou adorando o curso. Quero aprender a fazer colares, brincos e pulseiras e quero usar essas técnicas nas peças de roupa e nos artesanatos que eu já produzo. Estou tão empolgada que se tiver mais cursos nessa área, eu quero fazer”.

Tânia Maria Pereira também ainda não sabe produzir bijuterias, mas já tem uma meta. “Eu não vejo a hora de começar a confeccionar as bijuterias. Ainda estamos na parte teórica do curso, mas eu já tenho feito alguns ensaios em casa. Eu tenho alicate e miçangas e fico tentando montar as peças. Nosso sonho é que na formatura toda as alunas venham com brincos, colares e pulseiras produzidos aqui no curso”.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.