Conaes reelege presidente e discute avanços

20. março 2015 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Notas
eleicao_conaes

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, participou da solenidade.

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) reelegeu, nesta quarta-feira (18), João Carlos Pereira da Silva para a presidência. A cerimônia de eleição e posse foi conduzida pelo ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, em Brasília.

Órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a Conaes tem as atribuições de propor e avaliar dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional de cursos e de desempenho dos estudantes. O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), das avaliações institucionais e dos cursos.

De acordo com o presidente reconduzido, o Conaes está rediscutindo o alcance da avaliação da educação superior. “Entre as ações da Comissão no último ano está uma ampla discussão sobre os instrumentos de avaliação, como a autoavaliação institucional, que foi um avanço do Sinaes”, disse. “Entendemos que o Sinaes é um sistema que tem evoluído muito nos últimos 10 anos, é um processo em vias de concretização.”

O ministro interino da educação, Luiz Cláudio Costa, destacou que, ao completar 10 anos, o Sinaes ajudou a nortear as ações do Ministério da Educação. “O Conaes vem agindo para repensar os indicadores e os segmentos da avaliação, que é o próximo passo para a educação superior brasileira”, afirmou.

Informações do MEC

Tags: