Lideranças de Ipira vistam reitoria do IFSC

20. março 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

Liderenças de Ipira visitam reitoriaBuscar alternativas de formação continuada ou técnica para complementar a oferta de produtos da agricultura familiar foi o tema da visita de autoridades do município de Ipira à reitoria do IFSC na manhã desta sexta-feira (20). O vice-prefeito Adilson Schwingel e os secretários municipais de Cultura, Oladimir Odi Rese, e da Agricultura, Sandra Schmidt, se reuniram com o coordenador- geral do Pronatec no IFSC, André Dala Possa, para apresentar as necessidades e potencial do município com vistas à construção de alternativas de incremento na oferta de produtos oriundos da agricultura familiar.

O município localizado no Oeste do estado, é separado apenas pelo rio do Peixe da vizinha Piratuba, cidade turística conhecida pelos balneários de águas termais. Ao longo dos anos, tem procurado atrair os turistas da cidade vizinha, oferecendo na Casa Familiar Rural diferenciados produtos de origem colonial, tais como geleias e bolachas caseiras. Os dirigentes locais pretendem aumentar a capacitação aos agricultores para agregar valor aos produtos já oferecidos e ampliar a variedade deles em exposição. O município faz parte de um consórcio formado também por Peritiba, a 22 quilômetros, e Alta Bela Vista, a 19 quilômetros, que procuram atuar em conjunto visando o desenvolvimento sustentável das localidades.

O coordenador Pronatec explicou aos visitantes as modalidades de cursos de formação continuada, e de ensino técnico da instituição, destacando que o câmpus mais próximo para atendê-los é o de Xanxerê, que é referência em cursos nas áreas de agroindústria e alimentos. Dalla Possa sugeriu às autoridades municipais que apresentem um memorial descritivo sobre a proposta e indiciações das potencialidades locais e como o IFSC poderia contribuir. Conforme Dalla Possa, a partir disso é possível iniciar as tratativas tendo em vista uma parceria com o IFSC no sentido de implementar a proposta.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.