Proext 2016 recebe propostas de programas e projetos de extensão até 30 de abril

26. março 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

Coordenadores de programas e projetos de extensão de cursos superiores podem submeter propostas para o Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext) 2016, lançado em 16 de março pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com outros ministérios e órgãos federais. O programa é voltado a instituições federais, estaduais, municipais e comunitárias de ensino superior para a apresentação de projetos no âmbito da extensão universitária.

Os projetos e programas devem se enquadrar em uma das 20 linhas temáticas e respectivos subtemas. Como cada instituição pode enviar no máximo 41 propostas de projetos e 40 propostas de programas, a seleção das propostas a serem encaminhadas é feita pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex). O encaminhamento das propostas por meio do sistema (http://www.sisproext.mec.gov.br) deve ser feito até o prazo máximo de 26 de abril, para que a equipe da Proex tenha tempo hábil para fazer a análise e envio para o MEC até o dia 30 de abril, prazo limite das submissões.

O Proext 2016 é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham a fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das instituições de educação superior. As propostas apresentadas devem necessariamente estar alinhadas com as políticas públicas, em especial as de caráter social, e envolver os estudantes de graduação regularmente matriculados na instituição. Além disso, os projetos e programas propostos devem apresentar vinculação das atividades de extensão com o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

As linhas temáticas são: 1) Educação; 2) Cultura e arte; 3) Pesca e aquicultura; 4) Promoção da saúde; 5) Desenvolvimento urbano; 6) Desenvolvimento rural; 7) Redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza; 8) Geração de trabalho e renda por meio do apoio e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários; 9) Preservação do patrimônio cultural brasileiro; 10) Direitos humanos; 11) Promoção da igualdade racial; 12) Mulheres e relações de gênero; 13) Esporte e lazer; 14) Comunicação; 15) Desenvolvimento regional: inclusão produtiva, devesa civil e acesso à água; 16) Justiça e direito do indivíduo privado de liberdade; 17) Ciência, tecnologia e inovação para a inclusão social; 18) Meio ambiente e recursos naturais; 19) Relação entre Estado e sociedade, promoção da participação social e políticas para a juventude; e 20) Modernização da gestão pública.

Os coordenadores dos programas e projetos devem ser professores da instituição proponente, com titulação de mestrado ou doutorado. Os bolsistas devem ser alunos de graduação regularmente matriculados. Além disso, as atividades estudantis de extensão devem obrigatoriamente estar vinculadas a um curso específico, ser acompanhadas por pelo menos um professor, contar créditos e constar do currículo.

Será concedido financiamento de até R$ 100 mil para projetos e R$ 300 mil para programas de extensão. Os prazos de execução devem ser de até 12 meses para os projetos e 18 meses para os programas.

Mais informações podem ser obtidas no Edital Proext 2016 ou ainda pelo e-mail extensao@ifsc.edu.br.

Tags: