Câmpus Araranguá e Xanxerê realizam jogos de integração

27. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias

Março foi mês de Jogos de Integração nos câmpus Araranguá e Xanxerê do IFSC. O último sábado (21) foi dia letivo para alunos e servidores do Câmpus Araranguá, mas, em vez de aulas e trabalho, o objetivo principal era promover a integração através do esporte. Mais do que resultados, o que estava em jogo era a participação.

“Nós estamos na 13ª edição dos Jogos da Integração e o que a gente observa é que há uma melhor integração não só entre os alunos, mas entre eles e os servidores. Eu mesmo hoje conheci alguns servidores novos que eu ainda não tinha tido a oportunidade de conversar”, explica o professor de Educação Física do Câmpus e organizador dos Jogos, Matheus Colares.

Os alunos Irineu de Oliveira e Leonardo da Rocha, do curso técnico integrado em Eletromecânica, formaram uma equipe para jogar pacau. “O ano passado eu fui muito mal e fiquei na última posição, mas este ano a gente treinou e conquistamos o terceiro lugar. Mas aqui a gente não liga muito para a competição, sempre quando alguém faz um gol é uma festa”, explica Irineu de Oliveira.

Entre os alunos, havia aqueles que foram para os Jogos apenas torcer. “Eu gosto de corrida e esse ano não teve, porque a quadra ainda não está pronta. Eu decidi vir torcer para o pessoal da minha sala. Acho bem bacana quando tem os Jogos, porque a gente volta muito mais empolgado para a sala de aula”, conta Grégory Nicolas, aluno do curso técnico integrado em Vestuário. Ele veio torcer junto com as colegas de classe Adriele Michels e Isabela Souza.

Everaldo Oliveira, que é servidor do Câmpus, resolveu formar uma dupla com Diego Marques, marido da professora  Rafaela Soratto, para jogar vôlei de praia. “Eu trabalho no setor administrativo e muitos alunos nem me conhecem. Nos Jogos é legal que acontece essa interação, inclusive entre os servidores de outros departamentos”.

Além de participar dos Jogos, os servidores ajudaram também na organização do evento. Nágela Alves, que é do departamento de Gestão de Pessoas, trabalhou neste dia como árbitra de vôlei. “Eu gosto de vôlei, mas confesso que não sei muita coisa. Hoje a minha função é dar apoio, marcar os pontos e se a bola cair longe sou eu que tenho que sair correndo atrás dela”.

Jogos em Xanxerê

O Câmpus Xanxerê organizou em 14 de março a primeira edição dos Jogos de Integração. O objetivo do evento, além de promover a confraternização entre os estudantes do câmpus, foi servir como seletiva para os Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC), que ocorrem em junho em Joinville.

Os Jogos de Integração começaram às 8h, no Clube 7, com as modalidades bolão, bocha, canastra, dominó, xadrez e vôlei. À tarde, os Jogos ocorreram na Escola de Ensino Básico Joaquim Nabuco, com disputa do futsal e do tênis de mesa.

Confira aqui a lista de classificados do Câmpus Xanxerê para o JIFSC. Veja na página do câmpus no Facebook fotos dos Jogos de Integração.