Palestra no Câmpus Canoinhas incentiva comunidade escolar a refletir sobre violência contra a mulher

27. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Eventos, Matérias

semana da mulher palestra 13-03-2015Conforme relatório divulgado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, órgão vinculado à Presidência da República, as denúncias de violência contra a mulher, recebidas somente a partir do disque-denúncia 180, somaram 53 mil casos durante o ano de 2014. Esse número representa apenas uma parcela da real violência vivida pela mulher, pois a maioria dos casos não chega ao conhecimento público, especialmente no interior, onde o comportamento agressivo contra as mulheres é algo bastante aceito socialmente. A reflexão sobre a violência contra as mulheres foi um dos destaques da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), realizada durante este mês no Câmpus Canoinhas.

Com o tema “Violência, gênero e papéis sociais”, a assistente social Patrícia Moraes e o psicólogo Rafael Castanho apresentaram um panorama local desta violência durante palestra a alunos e servidores, no dia 13 de março. Os números apresentados impressionaram os participantes: no ano passado, a Polícia Civil de Canoinhas registrou 107 casos enquadrados pela Lei Maria da Penha, dos quais 23 com prisão em flagrante e 84 inquéritos. Neste ano, já foram registradas onze prisões em flagrante e abertos outros doze inquéritos, somando 23 casos somente em janeiro e fevereiro.

semana da mulher 3Conforme o psicólogo do Câmpus Canoinhas, a questão cultural é o que mais colabora para a perpetuação da violência e a impunidade. “Apesar de parecerem muitos, os casos registrados não representam a realidade, já que muitas mulheres não denunciam os abusos e outras sequer se dão conta da agressão, de tão acostumadas que estão com o comportamento violento masculino”, explicou.

Por isto, um dos objetivos da palestra foi levar informação ao público jovem para mostrar que a violência é uma questão generalizada e que a forma de prevenção é a mudança de conduta. Foram explicados também os tipos de violência (física, sexual e psicológica), as formas de atendimento e a legislação aplicável nos casos de agressão. “Precisamos trabalhar mais para mobilizar a rede de atendimento, já que poucos casos têm desdobramentos junto à política pública”, completou.

Programação

semana da mulher 4Neste ano, o Câmpus Canoinhas realizou uma extensa programação, no período de 5 a 13 de março, para comemorar o Dia da Mulher, com outros eventos além da palestra sobre violência, como palestra sobre saúde, atividades físicas, oficinas de beleza, eventos culturais e homenagens dos alunos às mulheres do IFSC. “A programação atingiu seu objetivo de proporcionar eventos diversificados para abranges a diversidade do universo feminino, com grande participação dos alunos, tanto nas atividades culturais quanto nas discussões das questões femininas, que levaram em conta o contexto regional”, avaliou a assistente social, Patrícia Moraes.