Proppi lança edital para apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação

27. março 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) lançou na sexta (27) o edital universal de pesquisa 05/2015, para apoio a projetos de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação com concessão de bolsas para servidores e alunos. As propostas devem ser enviadas até 27 de abril e executadas de agosto de 2015 a julho de 2016.

Os projetos de pesquisa devem considerar o trabalho coletivo e interdisciplinar, assim como as temáticas desenvolvidas nos cursos do IFSC e suas respectivas áreas de conhecimento. Podem ser contemplados estudos teóricos ou experimentais, que visem contribuir para a compreensão de fatos e fenômenos observáveis, tendo ou não aplicação imediata. O item 4 do edital traz os temas propostos para elaboração dos projetos.

O edital vai receber propostas de projetos apoiados por três programas: Programa Institucional de Incentivo à Produção Científica e à Inovação Tecnológica (Pipcit), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic, com bolsas financiadas pelo CNPq) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e à Inovação (Pibiti, também com bolsas do CNPq).

Pelo Pipicit, serão selecionados 40 projetos de pesquisa, que vão receber apoio por meio de bolsa para o servidor coordenador, totalizando 40 bolsas de R$ 500 mensais, até o valor de R$ 5 mil (10 parcelas), e 40 bolsas para alunos, preferencialmente do ensino técnico, no valor de R$ 400 mensais. Serão destinados, no total, R$ 292 mil em recursos do IFSC para o edital.

Pelo Pibit, serão concedidas 47 bolsas para os alunos de graduação, também no valor mensal de R$ 400. Já pelo Pibic, serão 12 bolsas para estudantes de graduação, no mesmo valor, das quais cinco destinadas a alunos que ingressaram no IFSC por meio de ações afirmativas.

O resultado final será divulgado em 30 de junho. Mais informações podem ser obtidas no edital 05/2015.

Tags: