31. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

lucas_oba_CO aluno Lucas Camargo da Silva, do curso integrado de Eletrônica do Câmpus Florianópolis, classificou-se para participar da etapa final da seletiva para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia. Nessa etapa final participam 150 alunos de um total de aproximadamente 30 mil participantes da primeira etapa, realizada em maio de 2014 em todo o Brasil. Segundo os organizadores da seletiva, um dos objetivos da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) é selecionar equipes para representarem o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Em função do bom desempenho na prova do ensino médio da 17º OBA, Lucas Camargo obteve média final superior a 7, sendo convidado a participar das provas online. Após passar em três provas online, Lucas foi classificado para a etapa presencial, cujas provas ocorrerão no município de Barra do Piraí/RJ de 30 de março à 1º de abril.

O Núcleo de Estudos e Observação Astronômica “José Brazilício de Souza” (NEOA-JBS) vinculado ao Câmpus Florianópolis do IFSC desde 2009, da qual Lucas faz parte como membro ativo, tomou a iniciativa de organizar o apoio necessário para participação de Lucas na etapa presencial. Na impossibilidade dos pais do aluno, bem como, do professor coordenador da OBA no Campus Florianópolis em acompanharem Lucas durante a estada em Barra do Piraí, o NEOA-JBS montou uma estratégia para que o seu coordenador de observação acompanhe e assessore o aluno. Com isso, o aluno se sentirá mais seguro e focado na aplicação das provas presenciais. Além disso, algumas dúvidas pontuais quanto à observação astronômica são esclarecidas através de contato permanente do aluno com a Coordenação de Observações do NEOA-JBS. Lucas também contou com apoio em dinheiro via edital de apoio a alunos em participação de eventos (clique aqui e entenda como funciona).

Além de Lucas Camargo da Silva, do Câmpus Florianópolis, também foram convidados para participarem desta seletiva outros dois alunos catarinenses: Gabriel Janetzky Pensky (Câmpus Joinville do IFSC) e Gabriel Pereira do Nascimento (Sociedade Educacional Dinâmica/Florianópolis).

Tags:

Um comentário até o momento. em "Aluno do Câmpus Florianópolis participa de seletiva final para Olimpíada de Astronomia"

1. Alexandre Amorim disse:

Prezados colegas,
    Informo que o Lucas Camargo da Silva foi chamado para compor a equipe reserva para as Olimpíadas Internacional e Latinoamericana de Astronomia. No período de 18 à 21 de maio de 2015 ele já participará do treinamento a ser realizado nas dependências do Observatório Abrahão de Moraes (Valinhos/SP). Mais informações, entrem em contato com o Prof. marcos A. Neves (Ass. Física – DALTEC)