Turma do Pronatec realiza contação de histórias no Sesc Canoinhas

31. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

contador de histrias no sesc 28-02-2015 20Com livros, fantoches, brinquedos e muita criatividade, as alunas do curso de Contador de História, ofertado pelo Câmpus Canoinhas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), encararam seu primeiro grande desafio: atrair e manter a atenção de crianças, adolescentes e adultos para suas histórias, durante uma tarde recreativa no Sesc Canoinhas. A contação de histórias fez parte de uma programação especial do Sábado de Cultura e Lazer, realizado pelo Sesc.

O convite partiu da técnica de Atividade, Cultura e Ação Comunitária, Polyanna Orlonski Fuck, da Unidade de Canoinhas. Certa dos benefícios da atividade para o desenvolvimento do curso e da capacidade da turma, a professora Andressa Cassias Pereira aceitou o convite e reuniu as alunas para os preparativos: seleção das histórias, escolha dos modos de interpretação, ensaios e montagem do material lúdico.

contador de histrias no sesc 28-02-2015 7O desafio e o sucesso foram maiores porque a maioria das alunas ainda não tinha experiência fora do ambiente escolar e com um público de idades tão diferentes. “O desenvolvimento das minhas colegas foi incrível! Para mim, foi um grande troféu saber que, pelo menos um dia, fiz as crianças rirem”, diz Fernanda Voigt, que já está se preparando para novas atividades neste modelo. “Cada história contada foi muito importante para nós”, relata Ivete Terezinha da Silva. “Foi uma experiência muito boa”, resume Virlene Santos.

contador de histrias no sesc 28-02-2015 27Conforme a professora Andressa, a programação realizada no Sesc integrou todas as disciplinas que constam no currículo do curso e que preveem, além da prática de contação de histórias e construção de recursos cênicos, contação em ambiente escolar e não-escolar. “A atividade também contribuiu diretamente para o acesso e difusão da cultura, divulgação da arte da contação de histórias a diferentes públicos e promoção do IFSC e de sua atuação em Canoinhas”, explica a professora.

Com carga horária de 160 horas, o curso de Contador de Histórias é voltado às mulheres e visa planejar, preparar e contar histórias para diferentes perfis de público, utilizando-se de recursos corporais, vocais e cênicos. Por ser conduzido por meio do Programa Mulheres Mil, leva o direito à educação, cultura e lazer para as mulheres, beneficiando também os familiares e a comunidade.

Tags: