Alunos estudam o céu com núcleo de astronomia do Câmpus Jaraguá do Sul

1. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

astronomia-jaraguaEm sua primeira ação de 2015, o Núcleo de Astronomia, Visualização e Ensino (Nave) do Câmpus Jaraguá do Sul visitou a escola infantil Loni Emmendoerfer para realizar uma observação astronômica com alunos, pais e funcionários da instituição. A atividade ocorreu na noite do dia 24 de março (terça-feira) e contou com a participação de cerca de 80 pessoas. Os principais astros observados naquela noite foram a lua e o planeta Júpiter.

Segundo o responsável pelo Nave, Luiz Fernando Morescki Júnior, as atividades de observação do céu são uma das principais formas de estimular o interesse das crianças e dos adolescentes pela ciência. “Esse tipo de atividade é muito democrático, pois instiga a curiosidade desde a criança até o adulto. E, a partir do interesse deles, é possível abordar temas como o desenvolvimento da ciência, a ideia de observar fenômenos e a própria metodologia científica”, conta.

A observação foi realizada com o telescópio de oito polegadas do Nave, que permite aumentar em até 1.200 vezes a visão. “Com essa capacidade de ampliação é possível observar a superfície da lua, perceber suas crateras com bastante nitidez e enxergar as listras horizontais e os satélites de Júpiter”, explica Morescki.

A observação foi organizada pela escola Loni Emmendoerfer pois, em aula, estão sendo estudados temas relacionados ao espaço, como a ida do homem à lua, os satélites e os elementos do sistema solar. Além de utilizar o telescópio do Nave, os participantes da atividade puderam levar seus próprios instrumentos para observar o céu.

Nave

O Núcleo de Astronomia, Visualização e Ensino (Nave) do Câmpus Jaraguá do Sul foi criado em 2010, após o câmpus receber o telescópio de oito polegadas. Com o objetivo de promover a divulgação científica e da astronomia, o Núcleo realiza ações de extensão durante todo o ano, como visitas a escolas da região de Jaraguá do Sul e observações dentro do próprio câmpus.