IFSC e UFFS ampliam parceria para compras

1. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) vão estreitar relações com o objetivo de promover compras em conjunto na região Oeste do Estado. Essa decisão é resultado de uma reunião realizada na UFFS, em Chapecó, com participação do chefe do Departamento de Compras do IFSC, José Carlos de Mattos.

Uma das iniciativas será fazer novos editais em conjunto, além do já lançado edital de compras sustentáveis (que também tem participação do Instituto Federal Catarinense, o IFC), para compras para os câmpus do IFSC no Oeste (Caçador, Chapecó, São Carlos, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Xanxerê) e para o Câmpus Chapecó da UFFS.

Além de compras de itens, há intenção de ampliar os editais conjuntos para aquisição de serviços. A vantagem principal dos editais de compras em conjunto é o ganho na economia de escala: com o aumento na quantidade de itens e serviços a ser adquiridos, a tendência é de redução no preço médio.

Outra iniciativa é ampliar a quantidade de fornecedores cadastrados no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf). Segundo José Carlos, na região muitas empresas, principalmente as prestadoras de serviço, não têm cadastro no Sicaf, o que as impede de participar de licitações do governo federal, por falta de conhecimento. “Esse é um dos motivos por que há uma frequência muito grande de licitações fracassadas no Oeste”, comenta. Para se cadastrar no Sicaf, as empresas devem procurar um órgão cadastrador, e a UFFS é um deles.